25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Movimento negro se volta contra Anielle Franco em carta a Lula

Publicado em 19/10/2024

Entidades do movimento negro se articularam e compuseram uma carta com queixas à ministra


Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco Foto: Luna Costa/MIR

Dez entidades do movimento negro se articularam e compuseram uma carta, que foi enviada ao presidente Lula (PT), contendo desaprovações à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O manifesto ressalta a morosidade da pasta e cita o “apagamento da participação social” no tocante a promoção de questões inerentes à igualdade racial.

Dentre as adesões às queixas estão a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e a Coordenação Nacional de Entidades Negras, ligadas à Convergência Negra, que teve origem na Bahia.

Em resposta, o ministério de Anielle afirmou que teve de recuperar e estruturar políticas históricas durante esses dois primeiros anos de governo, de acordo com o portal UOL.

Em meio aos descontentamentos estão os atrasos na ampliação de cotas para a 5ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, que está prevista para acontecer de 25 a 29 de julho de 2025. Também foi mencionada a falta de investimento em políticas voltadas para atender os quilombolas, e implementação de uma comunicação antirracista.

A carta critica também demissões de lideranças da frente negra, como o ex-secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Yuri Silva, que foi desligado da função em 7 de outubro.

O manifesto se dirigiu, além de Lula, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e aos ministros de Estado: Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

A pasta da Igualdade Racial argumentou que a mudança na data da Conferência Nacional faz parte da estruturação do ministério e visa alinhar-se às regras eleitorais. Quanto às demissões, expôs que é prerrogativa da ministra e sinalizou o diálogo como solução para as demandas.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eduardo Bolsonaro diz que pode disputar a Presidência se Jair Bolsonaro ficar fora da eleição

Kevin Souza

Projeto de Fábio Rueda concede 40% de adicional de insalubridade aos agentes comunitários da saúde e agentes de combate a endemias

Marcio Nunes

Eleições fazem aliados de Lula discutirem possível sucessão de Haddad na Fazenda

Raimundo Souza

PGR pede ao STF abertura de inquérito para investigar Janones

Marcio Nunes

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Raimundo Souza

Fux vota para absolver dois réus do 8 de Janeiro por crimes contra a democracia

Raimundo Souza