25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralPolítica

Motta rejeita transformar Eduardo Bolsonaro em líder fantasma na Câmara

Publicado em 23/09/2025

Presidente da Câmara, Hugo Motta decidiu barrar a indicação de Eduardo Bolsonaro para o comando da liderança da minoria na Casa.

A decisão, publicada no Diário Oficial, impede a consolidação de uma bizarra inovação no Congresso, a criação de cargos de líderes fantasmas, parlamentares eleitos por brasileiros, mas que não trabalham nem moram no Brasil.

Na semana passada, o PL anunciou a indicação de Eduardo como forma de tentar impedir que ele seja cassado por faltar a sessões na Casa — líderes não precisam confirmar presença –, uma vez que está nos Estados Unidos e não deve mais retornar ao Brasil.

“Evidencia-se a incompatibilidade do exercício da liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontra ausente do território nacional”, diz o despacho de Motta.

O filho de Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR, nesta segunda, por coação no curso do processo. Ele é acusado de atuar nos Estados Unidos, juntamente com Paulo Figueiredo, para atrapalhar o julgamento do pai dele no STF.

Eduardo, segundo Paulo Gonet, buscou intimidar os ministros da Corte com sanções obtidas junto ao governo de Donald Trump para evitar a condenação na trama golpista.

O Conselho de Ética da Câmara deve abrir, nesta terça, o processo de cassação contra Eduardo, por usar seu mandato de modo a obter sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza recebe homenagem da Ageac pelo apoio e parceria no fortalecimento da agência durante 2025

Raimundo Souza

Fala de Lula gera atrito com chefe da Anvisa, que faz carta aberta

Raimundo Souza

Acre figura entre os estados mais equitativos em remuneração pública estadual e garante metas de avanço

Kevin Souza

Lula aguarda sucessão no Congresso para iniciar reforma ministerial

Raimundo Souza

Com apoio de Alan Rick, projetos que autorizam Acre a acessar R$ 384 milhões de fundos internacionais são aprovados no Senado

Jamile Romano

Senado elege novo presidente, com Alcolumbre favorito; assista ao vivo

Raimundo Souza