26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Moraes vota para condenar mulher que pichou “Perdeu, mané” no STF

Publicado em 21/03/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) para condenar Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão em regime fechado. Débora está presa pela acusação de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Ela também foi acusada de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, localizada em frente ao STF, durante os atos.

A frase foi dita pelo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022, após ser importunado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos.

O voto de Moraes, que é relator do caso, foi proferido no julgamento virtual no qual a Primeira Turma da Corte julga a ação penal contra a acusada, que responde pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

O julgamento virtual vai até sexta-feira (28). Faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Defesa

Em nota enviada à Agência Brasil, os advogados Hélio Júnior e Tanieli Telles afirmaram que receberam o voto de Alexandre de Moraes com “profunda consternação”. Segundo a defesa, o voto pela condenação a 14 anos de prisão é um “marco vergonhoso na história do Judiciário brasileiro”.

Os advogados também afirmaram que Débora nunca teve envolvimento com crimes e classificaram o julgamento como “político”.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

Marcio Nunes

Mais de 10 milhões de pessoas ainda não entregaram declaração do IR

Marcio Nunes

Secom demite aliada de Janja e nomeia nova estrategista de redes

Raimundo Souza

Voto em branco não vai para candidato que está ganhando; entenda

Jamile Romano

Brasil precisa avançar na proteção à saúde em casos de poluição do ar

Raimundo Souza

CPNU: 2ª edição ocorrerá entre setembro e outubro de 2025. Vídeo

Raimundo Souza