22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Moraes vota para condenar mulher que pichou “Perdeu, mané” no STF

Publicado em 21/03/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) para condenar Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão em regime fechado. Débora está presa pela acusação de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Ela também foi acusada de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, localizada em frente ao STF, durante os atos.

A frase foi dita pelo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022, após ser importunado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos.

O voto de Moraes, que é relator do caso, foi proferido no julgamento virtual no qual a Primeira Turma da Corte julga a ação penal contra a acusada, que responde pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

O julgamento virtual vai até sexta-feira (28). Faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Defesa

Em nota enviada à Agência Brasil, os advogados Hélio Júnior e Tanieli Telles afirmaram que receberam o voto de Alexandre de Moraes com “profunda consternação”. Segundo a defesa, o voto pela condenação a 14 anos de prisão é um “marco vergonhoso na história do Judiciário brasileiro”.

Os advogados também afirmaram que Débora nunca teve envolvimento com crimes e classificaram o julgamento como “político”.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Valor do diesel aumenta frete rodoviário e vai pesar no preço dos alimentos; entenda

Raimundo Souza

PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto

Marcio Nunes

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

Marcio Nunes

02 de novembro – Dia de Finados

Raimundo Souza

‘Brasil vai adotar as medidas necessárias para proteger seu povo e suas empresas’, diz Lula

Raimundo Souza

Vídeo: Arquibancada desaba e deixa cerca de 60 feridos em show no interior de São Paulo

Raimundo Souza