26.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Atualizada em 11/01/2025 12:14

Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Americano assumirá Casa Branca no dia 20 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou aos advogados do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que apresentem à Corte um documento oficial, do governo dos Estados Unidos, para comprovar que Bolsonaro foi formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente estadunidense Donald Trump.

“Determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP [Código de Processo Penal], que efetivamente comprove o convive descrito em sua petição”, sentenciou Moraes, em decisão anunciada neste sábado (11).

A decisão do ministro é uma primeira resposta a um pedido do ex-presidente. Ontem (10), a defesa de Bolsonaro solicitou que o STF autorizasse a devolução do passaporte de Bolsonaro para que ele possa viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro, a fim de acompanhar a posse de Trump, agendada para ocorrer no dia 20, em Washington.

Segundo Moraes, ao requerer a liberação do passaporte, a defesa de Bolsonaro não apresentou elementos que comprovem a razão da viagem ao exterior. “Antes da análise [do mérito da solicitação], há necessidade de complementação probatória, pois o pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários”, aponta o ministro.

Bolsonaro teve o passaporte apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado e abolir Estado Democrático de Direito no Brasil com o objetivo de obter vantagens de natureza política, mantendo o ex-presidente no poder. Desde então, a defesa do político já tentou reaver o documento em ao menos duas ocasiões, mas teve os pedidos recusados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Até a publicação desta reportagem, a Agência Brasil não tinha conseguido contatar a defesa de Bolsonaro.

Agência Brasil

Artigos Relacionados

Lula entra em recesso após Natal e retornará em 3 de janeiro

Jamile Romano

Marçal usa decisão judicial que suspendeu redes para reforçar narrativa antissistema

Raimundo Souza

Lula comandará reunião sobre queimadas com governadores

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom oficializa a nomeação dos secretários que vão compor a nova equipe da gestão 2025/2028

Raimundo Souza

Samir Bestene cobra melhorias na ponte que liga os loteamentos Jaguar e Ouricuri

Jamile Romano

Quem é Nelson Barbudo, suplente que deve assumir cadeira da deputada Amália Barros

Jamile Romano