25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Moraes manda prender todos os integrantes do núcleo 1 da trama golpista

Publicado em 25/11/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou nesta tarde os embargos apresentados pelas defesas dos condenados do núcleo 1 da trama golpista e determinou o início do cumprimento de todas as penas. Ontem, todas as defesas apresentaram embargos, à exceção das de Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). As defesas que apresentaram recurso são as de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha e dos generais Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, ex-diretor da Abin.

Ministro entendeu que embargos das defesas eram protelatórios e seguiu entendimento do STF. Segundo Moraes, há sete anos a corte vem adotando o entendimento de que só é possível entrar com embargos infringentes se houver dois votos pela absolvição do réu na Turma, o que não aconteceu na ação da trama golpista, cujo placar ficou 4 a 1 pela condenação de Garnier.

Decisões serão enviadas para o STM (Superior Tribunal Militar) para analisar a perda de patente de cinco militares. Como Augusto Heleno, Braga Netto, Bolsonaro, Garnier e Paulo Sérgio foram condenados pelo STF por crimes graves, eles podem sofrer um processo de perda de patente na Justiça Militar.

Condenados passarão por audiências de custódia amanhã. A audiência ocorre para avaliar a legalidade da prisão e para conferir se os direitos fundamentais foram respeitados e sua integridade física e psicológica preservadas.

[Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Advogado de Zambelli dispara ataques contra Moraes e fala em “indícios de psicopatia”

Kevin Souza

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Raimundo Souza

Governo federal vai construir primeiro hospital inteligente do SUS

Marcio Nunes

Governo cria mais de 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior

Redacao

Pé-de-Meia: pagamento da 5ª parcela começa nesta segunda

Jamile Romano

STF nega recurso de Bolsonaro para tirar Moraes do inquérito do golpe

Marcio Nunes