24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Moraes determina monitoramento na área externa da casa de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa. – Gabriela Biló – 27.ago.25/Folhapress

*Com informação da Folha de São Paulo

Decisão também prevê vistoria em veículos e ocorre após PGR dizer que presença da polícia dentro de residência era desnecessária

Brasília
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou neste sábado (30) que a Polícia Penal do Distrito Federal monitore de forma presencial a área externa da residência de Jair Bolsonaro (PL) por causa de potencial risco de fuga do ex-presidente às vésperas do julgamento sobre a trama golpista.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, em Brasília, com tornozeleira eletrônica.

O monitoramento presencial na área externa da casa se refere à parte descoberta da casa, mas cercada do terreno. A PGR (Procuradoria-Geral da República) havia se posicionado na sexta (29) contra pedido da Polícia Federal de incluir monitoramento dentro da residência de Bolsonaro, mas indicou risco maior na parte externa do terreno.

A decisão deste sábado também exige “vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu, para fins de incremento nas atividades de monitoramento”.

Moraes determinou na terça (26) que a Polícia Penal do Distrito Federal passasse a monitorar 24 horas por dia o endereço de Bolsonaro —monitoramento que já está ativo. A medida seria necessária, segundo o ministro, para afastar os riscos de que o ex-presidente tente fugir.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, havia sugerido no mesmo dia a Moraes a entrada de uma equipe de policiais dentro da casa do ex-presidente para vigilância 24 horas.

O chefe da PF argumentou em ofício enviado ao STF que essa seria a melhor forma de garantir que Bolsonaro não tentaria fugir às vésperas de seu julgamento pela trama golpista, marcado para começar na próxima terça, dia 2 de setembro.

A PGR foi contra, o que foi acompanhado na decisão de Moraes.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Trump retalia Colômbia duramente após Petro recusar deportações

Raimundo Souza

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Raimundo Souza

Bolsonaro critica suspensão do X e sugere que Moraes quer ditadura

Raimundo Souza

Roberto Duarte apresenta Projeto de Lei para responsabilizar autoridades municipais

Jamile Romano

Gladson Camelí destaca obras e ações sociais em entrevista ao Portal Acre

Raimundo Souza

Lira diz ao STF que não pretende instalar CPI contra o Supremo

Jamile Romano