24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Atualizada em 22/04/2024 16:23

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (22) recurso para suspender a decisão que condenou o ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol a indenizar em R$ 75 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo “caso do powerpoint”.

A ministra rejeitou o recurso por motivos processuais. No entendimento de Cármen Lúcia, não cabe o recurso extraordinário para reverter a condenação do ex-procurador.

Em 2016, então chefe da força-tarefa da Lava Jato, Dallagnol fez uma apresentação de powerpoint para acusar Lula, que era investigado pela operação, de chefiar uma organização criminosa. Posteriormente, os processos foram anulados após o STF considerar o ex-juiz Sergio Moro parcial na condução da investigação.

Em março de 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou Deltan Dallagnol ao pagamento de R$ 75 mil em danos morais a Lula.

Na ocasião, Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula e atual ministro do STF, questionou a conduta funcional de Dallagnol. Segundo ele, o ex-procurador e outros integrantes da Lava Jato usaram a apresentação de powerpoint para acusar o ex-presidente de atuar como “comandante e maestro de uma organização criminosa”.

Para o STJ, o ex- procurador usou termos desabonadores e linguagem não técnica em relação ao então ex-presidente.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Inscrições para segunda etapa do Revalida começam hoje

Jamile Romano

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Jamile Romano

Mais de 100 eleitores e 14 candidatos foram presos por crimes eleitorais

Raimundo Souza

Bolsonaro segue estável em UTI com recomendação de não receber visitas

Jamile Romano

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Jamile Romano

Relatório da CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

Jamile Romano