33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ministério da Saúde registra caso de anomalia congênita associada à Febre do Oropouche

Publicado em 09/08/2024

O Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (8) o caso de um bebê nascido no Acre com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical (da mãe para o bebê) da Febre do Oropouche (FO).

Segundo a pasta, o bebê veio a óbito na última semana, após 47 dias de vida. Ele tinha microcefalia, malformação das articulações e outras anomalias congênitas – problemas estruturais ou funcionais que ocorrem durante a gravidez.

A mãe, de 33 anos, teve erupções cutâneas e febre no segundo mês de gravidez, e os exames pós-parto indicaram infecção pelo vírus Oropouche.

Exames realizados nos laboratórios do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), em Belém, descartaram outras hipóteses diagnósticas.

No entanto, o Ministério da Saúde destacou que ainda é preciso investigar como a infecção por Oropouche pode causar anomalias.

“Dentro das ações da Sala Nacional de Arboviroses, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem se reunido com especialistas de sociedades científicas e gestores das áreas de vigilância e assistência à saúde para ouvir as análises sobre a doença”, disse a pasta, por meio de nota.

“Pelo ineditismo dos recentes registros de casos de transmissão vertical de Oropouche, o Ministério da Saúde promoverá seminário científico nacional sobre o tema na próxima semana. No início do mês, foi realizado um evento conjuntamente com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco”, acrescentou.

Na última semana, o Brasil registrou as duas primeiras mortes pela doença no país. As vítimas são duas mulheres, que morreram na Bahia, entre maio e junho deste ano. Até então, “não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbitos pela FO”, segundo o Ministério da Saúde.

No domingo, a pasta também confirmou o primeiro caso de óbito fetal causado por transmissão vertical da FO no estado de Pernambuco. A gestante tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação.

Até o momento, somente este ano, foram registrados 7.497 casos da febre, em 23 estados, segundo dados até o dia 6 de agosto. A maior parte desses casos foi registrada no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, um óbito em Santa Catarina ainda está em investigação.

 

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Transmissão ao vivo do desfile de 7 de setembro; veja o vídeo

Raimundo Souza

Morador da Reserva Chico Mendes oferece degustação de café no estande do governo do Acre na Expo Abav, em Brasília

Raimundo Souza

Rio Acre iguala 2º menor nível da história e fica a 5 centímetros da maior seca de Rio Branco

Jamile Romano

Juntos Pelo Acre leva 2 mil peças de roupas na ação social Amigos da Esperança na Paróquia São Peregrino

Raimundo Souza

Parte do teto da Maternidade de Cruzeiro do Sul, cedeu após chuvas fortes na região de Cruzeiro do Sul Acre

Raimundo Souza

Educação do Estado lança e-book para divulgar métodos de inclusão de alunos com TDAH nas escolas

Jamile Romano