28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Ministério da Saúde inaugura primeiro SAMU indígena do Brasil

Publicado em 09/08/2025

O Ministério da Saúde também distribui os soros de graça para pessoas que foram picadas. O soro antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus) é encontrado em serviços de saúde de referência para tratamento de pacientes picados. Deve ser armazenado a temperatura entre 2ºC e 8°C. – (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A base será instalada no interior da Aldeia Jaguapiru e atenderá as etnias Guarani, Kaiowá e Terena

O Ministério da Saúde inagura neste sábado (9/8) a primeira base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) indígena. O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, participa da cerimônia de inauguração que acontece em Dourados (MS).

A unidade será a primeira do país voltada exclusivamente ao atendimento de urgência e emergência para os povos indígenas, com profissionais de saúde fluentes em português e guarani.

A base será instalada no interior da Aldeia Jaguapiru e atenderá as etnias Guarani, Kaiowá e Terena. De acordo com o Ministério, a ambulância entregue será exclusiva da região e permitirá reduzir pela metade o tempo médio de espera por atendimentos de urgência e emergência.

*Com informação do CB

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vigilante é encontrado morto em apartamento no interior do Acre

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco e Caixa Econômica assinam convênio para construção de casas e apartamentos populares

Jamile Romano

Homem é preso após perturbar mãe idosa e acamada em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Um cara nota 10

Raimundo Souza

Nova lei muda trabalho em feriados e domingos em julho

Raimundo Souza

Governo do Acre firma parceria com prefeitura e comunidade para construção de ponte no Ramal 13 de Maio, em Rodrigues Alves

Raimundo Souza