30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Mesmo com chuvas intensas, rio Iaco segue abaixo da cota de alerta em Sena Madureira

Publicado em 22/12/2025

Apesar das chuvas intensas registradas nos últimos dias, o nível do rio Iaco permanece abaixo da cota de alerta em Sena Madureira, no interior do Acre. Na manhã desta segunda-feira (22), a régua marcou 8,70 metros, valor bem inferior ao limite de alerta, que é de 14 metros.

De acordo com o monitoramento mais recente, o rio apresentou sinal de vazante entre a noite de domingo e a manhã de hoje. Em dias anteriores, o nível das águas chegou a ultrapassar os 9 metros, mas sem provocar transtornos significativos à população.

O cenário atual favorece a navegação de embarcações que utilizam o rio como principal meio de transporte, embora as autoridades reforcem a necessidade de atenção redobrada para evitar riscos de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

Dados da Defesa Civil apontam que o período de maior preocupação ocorre, tradicionalmente, nos meses de janeiro e fevereiro, quando o volume de chuvas na região tende a aumentar de forma mais intensa.

Em Sena Madureira, centenas de famílias vivem em áreas alagadiças e são diretamente afetadas quando o nível do rio ultrapassa a cota de alerta. Nessas situações, muitos moradores precisam deixar suas residências de forma preventiva.

Historicamente, as maiores cheias do rio Iaco no município foram registradas nos anos de 1997, 2012 e 2021

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo Federal reajusta valor do Auxílio Gás; benefício no Acre sobe para R$ 123,16

Raimundo Souza

TJAC inspeciona 100% das unidades socioeducativas do Acre

Jamile Romano

Governo divulga empresa selecionada para comercializar camarotes durante Expoacre Rio Branco

Raimundo Souza

Lula envia nesta segunda ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura

Redacao

Acre é o segundo estado do país com menor desigualdade salarial entre homens e mulheres, aponta relatório

Jamile Romano

Kotscho: Bateção de cabeças no governo mina o projeto de Lula 4

Raimundo Souza