Publicado em 22/12/2025
Apesar das chuvas intensas registradas nos últimos dias, o nível do rio Iaco permanece abaixo da cota de alerta em Sena Madureira, no interior do Acre. Na manhã desta segunda-feira (22), a régua marcou 8,70 metros, valor bem inferior ao limite de alerta, que é de 14 metros.
De acordo com o monitoramento mais recente, o rio apresentou sinal de vazante entre a noite de domingo e a manhã de hoje. Em dias anteriores, o nível das águas chegou a ultrapassar os 9 metros, mas sem provocar transtornos significativos à população.
O cenário atual favorece a navegação de embarcações que utilizam o rio como principal meio de transporte, embora as autoridades reforcem a necessidade de atenção redobrada para evitar riscos de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
Dados da Defesa Civil apontam que o período de maior preocupação ocorre, tradicionalmente, nos meses de janeiro e fevereiro, quando o volume de chuvas na região tende a aumentar de forma mais intensa.
Em Sena Madureira, centenas de famílias vivem em áreas alagadiças e são diretamente afetadas quando o nível do rio ultrapassa a cota de alerta. Nessas situações, muitos moradores precisam deixar suas residências de forma preventiva.
Historicamente, as maiores cheias do rio Iaco no município foram registradas nos anos de 1997, 2012 e 2021

