22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
EducaçãoGeral

MEC divulga edital do Fies para segundo semestre de 2024; inscrições abrirão nesta quinta (22)

Publicado em 21/08/2024

Programa inclui pela primeira vez vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), lançou nesta quarta-feira (21), o Edital nº 26/2024 para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024. A novidade desta edição é a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Mantendo o formato do último semestre, o Fies Social continuará a destinar 50% das vagas aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos e com cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estes candidatos também terão a possibilidade de solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

As inscrições, que são gratuitas, estarão abertas entre os dias 22 e 27 de agosto e devem ser realizadas através do portal Acesso Único, no Fies Seleção. Os candidatos poderão escolher até três opções de curso, em ordem de preferência. O resultado será divulgado em 9 de setembro, com prazo para complementação da inscrição pelos pré-selecionados entre 10 e 12 de setembro.

Caso ainda haja vagas disponíveis, o MEC poderá convocar candidatos por meio da lista de espera entre 16 de setembro e 29 de outubro. A complementação da inscrição dos candidatos selecionados nesta etapa deve ser feita em até três dias úteis após a convocação.

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social busca reforçar o papel social do programa, priorizando estudantes de baixa renda e oferecendo melhores condições de financiamento estudantil. O programa visa cumprir uma função transformadora, ampliando o acesso à educação superior.

O Fies, criado pela Lei nº 10.260 de 12 de julho de 2001, é um programa que oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies oferece juros zero para candidatos com menor renda e um financiamento ajustado de acordo com a renda familiar. Para participar, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado uma média aritmética das notas nas provas de, no mínimo, 450 pontos, e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

TCM Notícias

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Motorista de aplicativo foge de sequestro após criminosos usarem veículo para série de tentativas de assalto em Rio Branco

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí assina ordens de serviço que atendem a demandas de educação, infraestrutura e turismo do Juruá

Raimundo Souza

Adolescente agride e ameaça a própria mãe com faca em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Primeiro grande frio do ano deve ocorrer em breve no Brasil e pode nevar no Sul

Raimundo Souza

Maduro e esposa chegam a Nova York após captura em ação dos EUA, diz TV

Raimundo Souza

VÍDEO: Paris tem noite de vandalismo e violência após título do PSG; três pessoas foram mortas

Raimundo Souza