29.1 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Me prendam, não vou sair do Brasil, vou morrer na cadeia, diz Bolsonaro

Atualizada em 16/05/2025 11:07

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (16) que não pretende sair do Brasil, que as autoridades podem prendê-lo e que a tentativa de golpe investigada pelas autoridades brasileiras foi “um golpe da Disney”.

“Eu com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”, disse ao canal AuriVerde Brasil.

Caso seja condenado pelos crimes de que é acusado na denúncia sobre a trama golpista de 2022, Bolsonaro poderá receber pena de mais de 40 anos de prisão.

Ele é acusado dos crimes de liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

O ex-mandatário tem argumentado que não seria possível a sua participação no golpe de estado pois estava nos Estados Unidos na época dos ataques golpistas do 8 de janeiro. A argumentação também é importante para a defesa jurídica do político, que já apontou ver o episódio como central para a materialidade do golpe.

Em março, no julgamento que tornou Bolsonaro réu, porém, os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino afirmaram que não necessariamente o acusado precisa ter estado no 8 de janeiro se contribuiu de alguma forma para que o episódio acontecesse.

“Estão previstos 40 anos de cadeia. Me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer não vai demorar”, afirmou Bolsonaro na entrevista.

O ex-presidente voltou a repetir o argumento de que é perseguido pelo “sistema” que teria como objetivo não permitir que ele fosse uma alternativa em 2026.

Ele citou a recente condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada por invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falsidade ideológica, como algo que “não tem cabimento”.

Além disso, comentou o processo do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que também estaria envolvido na trama golpista, sugerindo que ambos os casos são exemplos de ativismo judicial. “Eu não sei até quando vou resistir”, disse ele aos entrevistados.

A entrevista focou na situação do agro no Brasil. Sobre o tema, o ex-presidente falou ter dado “segurança jurídica” ao setor em seu mandato e que “tirou a força do MST” na época.

A respeito da fraude do INSS, Bolsonaro afirmou que os grandes beneficiados com os descontos indevidos foram os sindicatos, que ele diz não ter recebido durante seu governo, e falou sobre o irmão do presidente Lula (PT) estar à frente de um deles, dizendo não estar insinuando nada.

Depois de descoberta a fraude, o ex-presidente admitiu a possibilidade de ter havido corrupção durante o seu governo, ocorrido de 2019 a 2022. Segundo a investigação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União), as apurações sobre o episódio começaram em 2019, mas as irregularidades se iniciaram ainda durante o governo de Michel Temer (MDB).

ex-presidente é réu em um processo que investiga uma trama golpista armada em 2022 para, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), evitar a posse do presidente Lula. Ele tem investido em uma série de ações para evitar uma condenação, como o pedido de anistia aos golpistas do 8 de janeiro, além de outras frentes.

Também já foi aventada a possibilidade de o ex-presidente pedir asilo político para escapar da prisão, o que ele atualmente nega, apesar de já ter admitido não rechaçar a ideia.

[Folha Uol]

Artigos Relacionados

Bolsonaro consegue apoio de partidos para anistia, e governo Lula entra em alerta

Jamile Romano

Agenda de Lula tem 86% de reuniões com ministros e 14% com ministras

Jamile Romano

Ex-líder do PT diz que atentado contra Trump foi “encenação”

Raimundo Souza

Datafolha: Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%

Raimundo Souza

Roberto Duarte anuncia destinação de R$ 5 milhões para obras de infraestrutura de Brasiléia

Jamile Romano

Com Lula internado, Alckmin comanda reunião do “Conselhão”

Jamile Romano