30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Mundo

Marco Rubio diz que EUA têm plano de três fases para a Venezuela

Publicado em 07/01/2026

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, revelou que o governo de Donald Trump tem um plano em três etapas para a Venezuela após a queda do presidente Nicolás Maduro, retirado do poder pelos americanos no último sábado (3).

Segundo Rubio, o plano consiste em estabilização, recuperação e transição, nesta ordem.

“O primeiro passo é a estabilização do país. Nós não queremos que tudo descambe para o caos. Vamos pegar todo o petróleo que está na Venezuela, que eles não podem mexer por causa das nossas sanções. Vamos tomar em torno de 30 a 50 milhões de barris de petróleo e venderemos no mercado pelo preço que valem e não com os descontos que a Venezuela tinha.”

Segundo o secretário, o dinheiro levantado com a venda do petróleo venezuelano será controlado pelos Estados Unidos. “Nós vamos determinar que esse recurso seja usado para benefício do povo venezuelano e não vá para a corrupção ou para o regime.”

A segunda fase, que é a de recuperação, garantirá que os EUA, o Ocidente e empresas tenham acesso ao mercado venezuelano “de uma maneira que seja justa”. Nesta fase, a intenção do governo norte-americano também é promover a “reconciliação nacional” dentro da Venezuela, anistiando a oposição a Maduro, libertando da prisão as forças contrárias ao chavismo e “reconstruindo a sociedade civil”.

A terceira e última etapa do plano de Rubio é a transição política. O secretário de Estado disse que “no fim [deste processo de transição] a transformação do país vai depender do povo venezuelano”.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Funeral do papa reúne mais de 50 chefes de Estado; veja quem são

Raimundo Souza

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

Jamile Romano

ABC News pagará US$ 15 milhões para encerrar processo movido por Trump

Raimundo Souza

Marina destaca ações de Joe Biden diante das mudanças climáticas

Marcio Nunes

Saiba quem são cardeais apontados como favoritos para suceder papa Francisco; não há brasileiros na lista

Raimundo Souza

Robert Prevost é eleito papa e escolhe o nome de Leão XIV

Jamile Romano