25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreBrasilGeral

Mais de 600 crianças nascidas no Acre em 2025 não possuem o nome do pai no registro

Publicado em 11/08/2025

Nos primeiros oito meses de 2025, o Acre contabilizou 634 registros de nascimento sem a identificação paterna. Os dados, divulgados pelo Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mostram que, embora o número seja alto, houve uma redução de 34% em comparação a 2024, quando 970 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe.

Entre janeiro e 7 de agosto deste ano, o estado registrou 9.098 nascimentos. Rio Branco concentra a maior quantidade de casos, com 221 registros sem o nome do pai. Em seguida aparecem Cruzeiro do Sul, com 190, e Tarauacá, com 48.

Quando não há reconhecimento voluntário da paternidade, a mãe pode registrar a criança sozinha e, se desejar, indicar o nome do suposto pai. A partir dessa informação, o cartório deve encaminhar o caso para o processo judicial de investigação de paternidade.

A queda nos números acompanha a tendência nacional. No Brasil, 64.776 crianças nasceram sem o registro paterno em 2025, contra 100.233 no ano anterior, o que representa uma redução de 54%.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Oficina de Matemática do Pré-Enem Legal mobiliza estudantes da Escola Paulo Freire

Marcio Nunes

Confira a programação do Carnaval da Família desta segunda-feira

Jamile Romano

Presidente do Detran anuncia novo edital do CNH Social com 5 mil vagas para 2026

Kevin Souza

Vacina da gripe: quem toma pega? Preciso pagar? Veja 12 respostas sobre a campanha de imunização

Jamile Romano

Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro

Jamile Romano

Rio Acre volta a ganhar força e Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de socorro às vítimas da enchente

Jamile Romano