22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreUncategorized

Mais de 12 mil atendimentos por síndrome gripal são registrados no Acre em 2025, aponta boletim

Publicado em 20/06/2025

O Acre contabilizou 12.743 atendimentos por síndrome gripal entre janeiro e maio de 2025, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Síndromes Respiratórias nº 18/2025, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Embora o número seja inferior ao registrado no mesmo período de 2023, quando foram notificados 13.289 casos, ainda supera os 12.032 atendimentos feitos em 2024.

A faixa etária com maior procura por atendimento nas unidades sentinelas do estado foi a de 20 a 29 anos, predominando os casos leves de síndrome gripal. O levantamento destaca ainda os principais vírus respiratórios identificados em circulação, como o Rinovírus (resfriado comum), o Sars-CoV-2 (Covid-19), o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A e B, além do Adenovírus.

As informações foram coletadas nas três unidades sentinelas de referência do estado: a UPA do 2º Distrito, em Rio Branco; o Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia; e a UPA Jacques Pereira, em Cruzeiro do Sul.

Em relação aos casos mais graves, classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os hospitais com maior número de internações foram o Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva e o HUERB, em Rio Branco, além do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O boletim também aponta que muitos casos de SRAG acabaram não tendo a causa viral identificada, embora diversos vírus tenham sido detectados entre os pacientes, incluindo VSR, Rinovírus, Influenza A e B, Sars-CoV-2 e Adenovírus.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura interdita, temporariamente, ruas no Centro para instalação da decoração natalina

Jamile Romano

Acre investe em modernização e gestão documental para melhorar serviços públicos

Jamile Romano

Educação do Acre capacita professores do 9º ano em busca da melhoria do Ideb

Redacao

No Acre, idoso é preso por agredir neta com doença mental

Jamile Romano

Acre fortalece estratégias de combate às arboviroses em reunião nacional que apresenta novas tecnologias

Redacao

Governo do Acre segue acolhendo famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza