Atualizada em 09/10/2024 08:48
A vice-governadora do Acre e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, participou, na manhã desta terça-feira, 8, em Rio Branco, da abertura da Campanha Outubro Rosa 2024 do Hospital de Amor (HA), em Rio Branco. Durante o evento, realizado no Centro de Prevenção, foi oferecido um café da manha às pacientes.
Mailza ressaltou a necessidade do diagnóstico precoce na cura e o compromisso do governo do Acre na ampliação e na humanização dos serviços à população.
Nesta semana, o governo do Estado doou uma van para o Hospital de Amor com recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O veículo vai percorrer os municípios acreanos, assim como a carreta, para fazer rastreio e prevenção de câncer de boca e de pele.
O atendimento na unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com demanda espontânea, ou seja, não precisa encaminhamento. Basta procurar o serviço com documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência. Se tiver, é também importante que seja levada a última mamografia.
A vice-governadora disse que a Campanha Outubro Rosa é um mês de discussão sobre a saúde da mulher, e que cuidados devem ser tomados todos os dias. “É importante conscientizar sobre o câncer que mais mata no Brasil, que é o câncer de mama, mas que tem 90% de cura se for diagnosticado precocemente. Só depende de exames básicos, como mamografia e uma consulta com médico especializado. E nós conseguimos ofertar essa estrutura aqui no Hospital de Amor, no Centro de Controle Oncológico, e temos o Hospital do Câncer na Fundhacre, que trata com quimioterapia e radioterapia. Nossa gestão se preocupa com as mulheres, e essas parcerias são essenciais para a saúde de todas”, enfatizou.
[Agência de Notícias do Acre]