24.3 C
Rio Branco
domingo, 4 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Mães de crianças autistas alegam sofrer com descaso da Unimed Rio Branco

Atualizada em 18/10/2024 08:57

Mães de crianças com necessidades de terapias especiais, como os casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas pela Unimed denunciam que após o descredenciamento de pelo menos quatro clínicas, elas não estão conseguindo as terapias para os filhos, o que pode comprometer o desenvolvimento das crianças.

Joseane de Souza, uma das mães, relatou as dificuldades que passa com uma adolescente de 15 anos, que tem uma doença genética. “A minha filha é cadeirante, com doença neurodegenerativa que pode evoluir. Ela faz uso de medicações e não tem condições alguma de exercer suas terapias na parte da manhã, pois não rende nada e o descredenciamento acabou prejudicando as terapias”, conta.

Segundo a advogada Aline Cordeiro, que tem uma filha que também faz terapia, quando as mães procuraram a Unimed em busca de informações, receberam informações de que haviam mais de 1,7 mil vagas disponíveis, tanto nas clínicas credenciadas quanto na rede própria da Unimed que inclui o Instituto Unimed de Terapias e o Centro Especializado. “Só que essas vagas, na prática, elas não existem, quando elas procuraram as clínicas, não há vagas ou não oferecem a capacidade de atendimento com o número de sessões conforme o laudo”, explica.

A Unimed Rio Branco emitiu uma nota, onde explicou que todos os pacientes estão sendo acolhidos e que todos os trâmites estão sendo cumpridos, inclusive os acordos com o Poder Judiciário.

Leia abaixo a nota enviada pelo plano de saúde.

A Unimed Rio Branco informa que todos os clientes que necessitam de agendamentos para atendimentos em terapias multidisciplinares estão sendo devidamente acolhidos através do atendimento via WhatsApp, no número (68) 2106-4510, ou presencialmente na Sede Administrativa da cooperativa. Esclarecemos, ainda, que todos os trâmites administrativos e legais foram rigorosamente cumpridos, incluindo os acordos com o Poder Judiciário, no processo de descredenciamento da clínica prestadora.

Artigos Relacionados

Socorro Neri propõe Projeto de Lei que beneficia estudantes do Acre no Enem

Jamile Romano

Gladson participa ao lado de Zema da formação de cadetes do Acre

Jamile Romano

Secretaria da Mulher lança campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero com agendas em todo o estado

Jamile Romano

Plantão DPE/AC: Entenda como será o funcionamento da Defensoria Pública do Acre no recesso forense

Jamile Romano

18° Festival de Praia de Assis Brasil se apresenta como oportunidade estratégica para empreendedores locais

Marcio Nunes

Prefeitura realiza Pit Stop pelo dia mundial de combate à exploração do Trabalho Infantil

Marcio Nunes