25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Mãe deve ser indenizada pela morte do filho no Instituto Socioeducativo

Publicado em 13/08/2024

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre decidiu, à unanimidade, não dar provimento ao pedido do ente público para reduzir o valor da indenização estabelecida pela morte de um jovem no centro socioeducativo situado em Sena Madureira. Portanto, foi mantida a obrigação de indenizar a mãe da vítima em R$ 60 mil. A decisão foi publicada na edição n° 7.596 do Diário da Justiça (pág. 3), da última sexta-feira, 9.

Na Apelação, a autarquia argumentou que o óbito se deu por agressões praticadas por outros internos, sem a participação de agentes públicos. Em razão disso, defendeu a tese de culpa concorrente e, assim, solicitou redução do montante estabelecido, sob a justificativa de este não ser razoável.

De acordo com os autos, o socioeducando faleceu em 2018, com 18 anos de idade. O laudo médico descreveu que a vítima possuía várias perfurações no dorso e tórax. Chegou a ser levado à emergência do Hospital João Câncio Fernandes, foi submetido a procedimento cirúrgico, mas faleceu em seguida.

A desembargadora Eva Evangelista, relatora do processo, enfatizou que no processo está demonstrada a responsabilidade estatal, tendo em vista a inobservância do dever de proteção, conforme previsto no artigo 5º, inciso XLIX, da Constituição Federal.

Em seu voto, a desembargadora apontou que “houve um descuido do agente ao deixar os adolescentes sem qualquer vigilância (…) o adolescente foi alvejado pelos demais que, aproveitaram a ausência do agente, abriram o portão, liberaram os demais com o intuito de agredir o de cujus. Além disso, ficou consignado que a falha principal é imputada ao Estado, pela falta de agentes suficientes para guarnecer o centro socioeducativo”.

(Processo 0700126-74.2020.8.01.0011)

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mâncio Lima: Zé Luiz é eleito prefeito com mais de 50% dos votos

Raimundo Souza

ICMBio abre Processo Seletivo para agentes temporários ambientais em Rio Branco e Brasileia

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza programação especial do Novembro Azul, na USF Elpídio Moreira

Raimundo Souza

Reforçando o atendimento de saúde de urgência, governo do Acre realiza entrega de ambulâncias aos municípios

Raimundo Souza

Durante as noites de carnaval Estado do Acre registrou 45 ocorrências, aponta Polícia Militar

Jamile Romano

De aproveitamento de resíduos sólidos a criação do monitor da sustentabilidade, mulheres impulsionam pesquisas para o desenvolvimento da Amazônia

Raimundo Souza