23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Lula sobre Bolsonaro ser candidato: “Se for comigo, vai perder outra vez”

Atualizada em 06/02/2025 10:26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguir reverter a inelegibilidade e disputar as eleições, será derrotado por ele novamente. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante entrevista a rádios mineiras.

“Se a Justiça entender que ele [Bolsonaro] pode concorrer às eleições, ele pode concorrer… e se for comigo, vai perder outra vez. Se for comigo, vai perder outra vez!”, destacou o presidente.

A fala de Lula ocorre em meio a uma iniciativa de deputados da oposição para tentar reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por meio de mudanças na Lei da Ficha Limpa. Um projeto de lei complementar (PLP), do deputado Bibo Nunes (PL-RS), propõe a redução do período de inelegibilidade de oito para dois anos.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, ao reunir embaixadores, em julho de 2022, para atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Posteriormente, Bolsonaro foi condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral.

Ainda durante a entrevista, Lula fez novas críticas a Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente tentou dar um golpe de Estado para se manter no poder.

“Eles tentaram dar um golpe, anunciaram e prepararam a morte do presidente da República, do vice-presidente e do presidente do TSE, e ainda acham que são inocentes? Olha, não faz sentido. Eles que paguem pelas mazelas que cometeram. Se forem inocentes, serão absolvidos; se forem culpados, serão punidos. É isso que vai acontecer”, declarou Lula.

[CNN]

Artigos Relacionados

“É possível triplicar produção agrícola do Brasil sem derrubar uma árvore”, diz Marina Silva

Jamile Romano

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos pelo SUS

Jamile Romano

Sem previsão de alta, Bolsonaro tem “melhora gradativa”, diz boletim médico

Jamile Romano

Nova identidade tem CPF como número principal, QR code e abriga dados de outros documentos

Jamile Romano

Orçamento de 2025 destrava abertura de 85 mil vagas em concursos

Raimundo Souza

Obmep 2024: mais de 900 mil alunos fazem prova da 2ª fase neste sábado

Raimundo Souza