23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Lula sobre Bolsonaro ser candidato: “Se for comigo, vai perder outra vez”

Publicado em 06/02/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguir reverter a inelegibilidade e disputar as eleições, será derrotado por ele novamente. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante entrevista a rádios mineiras.

“Se a Justiça entender que ele [Bolsonaro] pode concorrer às eleições, ele pode concorrer… e se for comigo, vai perder outra vez. Se for comigo, vai perder outra vez!”, destacou o presidente.

A fala de Lula ocorre em meio a uma iniciativa de deputados da oposição para tentar reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por meio de mudanças na Lei da Ficha Limpa. Um projeto de lei complementar (PLP), do deputado Bibo Nunes (PL-RS), propõe a redução do período de inelegibilidade de oito para dois anos.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, ao reunir embaixadores, em julho de 2022, para atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Posteriormente, Bolsonaro foi condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral.

Ainda durante a entrevista, Lula fez novas críticas a Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente tentou dar um golpe de Estado para se manter no poder.

“Eles tentaram dar um golpe, anunciaram e prepararam a morte do presidente da República, do vice-presidente e do presidente do TSE, e ainda acham que são inocentes? Olha, não faz sentido. Eles que paguem pelas mazelas que cometeram. Se forem inocentes, serão absolvidos; se forem culpados, serão punidos. É isso que vai acontecer”, declarou Lula.

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seca e queimadas exigem mais cuidados com saúde; confira orientações

Raimundo Souza

Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix

Marcio Nunes

Lula comemora gesto de Trump: torço para que dê certo

Marcio Nunes

CCJ pauta PEC da Blindagem na quarta com expectativa de rejeitar tema

Redacao

STJ decide que pensão pode ser mantida por prazo indeterminado mesmo após exoneração judicial

Raimundo Souza

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Redacao