24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação e integra redes de ensino

Publicado em 01/11/2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

(BN)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na sexta-feira (31), o Projeto de Lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE), durante cerimônia no Palácio do Planalto. A medida define responsabilidades compartilhadas entre União, estados e municípios, fortalecendo a cooperação federativa e criando um modelo integrado para a elaboração, implementação e monitoramento das políticas públicas educacionais.

Durante o evento, Lula destacou o caráter histórico da sanção, ressaltando que o sistema estava previsto na Constituição Federal desde 1988, mas só agora foi efetivamente regulamentado.

“Quero agradecer ao Congresso Nacional, porque quem ganha com isso é o povo brasileiro. O que mais me chamou atenção é o fato de a gente poder acompanhar uma criança da creche até a universidade. É como se fosse uma identidade única, para saber como ela evolui na escola e quais são os problemas que enfrenta, permitindo ao Estado atuar para solucioná-los”, afirmou o presidente.

O SNE funcionará como um sistema de governança das políticas educacionais, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC), respeitando a autonomia dos entes federativos.

Entre os objetivos, estão a integração de dados e informações educacionais, a criação de espaços de pactuação e negociação entre os poderes Executivos e o mapeamento e redistribuição de recursos, com o intuito de reduzir desigualdades regionais e melhorar a qualidade da educação pública em todo o país.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula sanciona no dia 13 a lei que proíbe celular na escola

Jamile Romano

Bolsonaro pode progredir para regime semiaberto a partir de seis anos de prisão

Kevin Souza

Ao vivo: acompanhe 3° dia de votação do julgamento de Bolsonaro no STF

Redacao

Petecão garante R$ 175 mil para compra de EPIs para os motoboys do município de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Eduardo é figura irrelevante no caso contra Moraes nos EUA, diz professor

Raimundo Souza

Janja deve debater sobre fome em universidade de Nova Iorque

Raimundo Souza