23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Lula exonera ministros para apresentação de emendas no Congresso

Publicado em 03/12/2024

Ministros do governo Lula (PT) que são parlamentares eleitos foram exonerados nesta terça-feira (3) para voltar ao Congresso Nacional, durante a temporada de discussões orçamentárias e indicação de emendas para as suas bases.

Tiveram suas exonerações publicadas no Diário Oficial da União André Fufuca (Esporte), Carlos Fávaro (Agricultura) e Celso Sabino (Turismo).

A exoneração de ministros para voltarem ao Congresso Nacional é um episódio normal no fim do ano, quando se aproximam as discussões referentes ao orçamento. O objetivo é para que eles possam indicar emendas para os seus redutos eleitorais.

Celso Sabino, do Turismo, informou em nota que a sua exoneração temporária também se dá para participar de votações importantes no Congresso Nacional.

“Celso Sabino solicitou a exoneração temporária do cargo de ministro do turismo para reassumir o cargo de deputado federal, para assim permitir sua participação em importantes debates e votações no Congresso Nacional, bem como, especialmente, para cumprir seu dever perante os municípios paraenses no que tange a indicação das emendas parlamentares para o Orçamento Geral da União de 2025”, afirma texto.

Ele retornará ao cargo nos próximos dias. Da mesma forma, a assessoria de imprensa de Carlos Fávaro confirmou que ele vai retornar ao Senado temporariamente para a indicação de emendas parlamentares.

A tramitação das propostas ligadas ao orçamento foram destravadas nesta semana, com a decisão do ministro Flávio Dino do STF (Supremo Tribunal Federal), que liberou o pagamento das emendas parlamentares. Elas estavam suspensas por determinação dele próprio desde agosto.

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Marina Silva sofre nova derrota na Rede Sustentabilidade e perde força dentro do próprio partido

Jamile Romano

Câmara discute nos bastidores anistia a golpistas, emendas e comando de ministérios enquanto vota projetos ‘light’

Marcio Nunes

Quem votou no Lula só pode ser idiota, diz Pablo Marçal

Raimundo Souza

Queda de MP sobre taxações gera guerra de narrativas entre governo e oposição

Kevin Souza

Bolsonaro enfrenta fim de processo no STF e prisão sem capitalizar episódios como Lula

Raimundo Souza

Opinião: Trump muda radicalmente de estratégia com o Brasil ao tirar Moraes da lista de sanções da Magnitsky

Raimundo Souza