23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Lula diz a ministros em avião na volta da China que vazamento contra Janja foi ‘inadmissível’ e ‘desleal’

Publicado em 15/05/2025

O presidente Lula fez questão de deixar claro aos ministros que viajaram com ele à China que está contrariado e inconformado com o vazamento de uma conversa que ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tiveram com o dirigente da China, Xi Jinping.

O diálogo, sobre a rede social TikTok, ocorreu em um jantar reservado oferecido ao presidente brasileiro na terça (13) pelo líder chinês, e para o qual Lula convidou poucos integrantes de sua comitiva.

Um dos presentes relatou ao G1 que Janja “criou um climão”, e protagonizou “uma situação constrangedora” ao pedir a palavra e tocar no assunto. O presidente reagiu publicamente e disse que a versão é injusta pois quem levantou o tema foi ele. E que não houve nenhum climão no jantar.

O avião que trazia Lula e a comitiva de volta ao Brasil, na madrugada desta quinta (15), já estava no meio do percurso quando o presidente decidiu dar “uma prensa geral” em seus ministros, segundo relatos feitos à coluna.

Ele iniciou a fala dizendo que o vazamento contra Janja foi “muito grave”. Disse ainda que achava “inadmissível que pessoas escolhidas a dedo por mim para ir ao jantar quebrem a minha confiança atacando a minha mulher”.

“É uma deslealdade”, seguiu ainda o presidente segundo um integrante da comitiva. Afirmou também que ataques a Janja o expõem e o atingem diretamente. E que um episódio como esse, em de alguém de sua total confiança ataca Janja, nunca poderia acontecer.

 

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ala política do governo e contradições de Lula travam planos de Marina Silva

Jamile Romano

Pesquisa Atlas aponta Marina Silva como uma das favoritas ao Senado por São Paulo em 2026

Redacao

Fila do INSS chega a recorde de 2,7 milhões e gera custo de bilhões às contas públicas

Jamile Romano

Emendas Pix: deputados mandam R$ 171 milhões a prefeitura de parentes; parlamentar do Acre esta na lista

Jamile Romano

Ministra da Saúde no Governo Lula diz que recorde de dengue é culpa do aquecimento global

Raimundo Souza

Sabatinas de Dino e Gonet começam com críticas ao formato da sessão

Marcio Nunes