25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula defende ‘jornadas de trabalho mais equilibradas’ em G20 Social

Atualizada em 16/11/2024 16:45

Fala ocorre em meio a debate sobre fim da escala 6×1 no Congresso

Rio de Janeiro

O presidente Lula afirmou neste sábado (16) no Rio de Janeiro, durante o encerramento do G20 Social, que os países do grupo das maiores economia do mundo devem discutir medidas para “promover jornadas de trabalho mais equilibradas”.

A fala sobre a jornada de trabalho ocorre no momento em que o debate sobre a escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso semanal) ganhou força nas redes sociais nos últimos dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social – Eduardo Anizelli/Folhapress

Ele não fez referência à bandeira. No Armazém 3, local do encerramento do evento, estudantes da Uerj seguravam uma enorme faixa sobre o tema.

“O G20 precisa discutir uma série de medidas para reduzir o custo de vida e promover jornadas de trabalho mais equilibradas. Precisa ouvir a juventude, que enfrentará as consequências das tarefas que deixarmos inacabadas”, afirmou o presidente.

“Para chegar ao coração dos cidadãos comuns, os Governos precisam romper com a dissonância cada vez maior entre a voz dos mercados e a voz das ruas. O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias”, disse ele.

O discurso foi feita durante o encerramento do G20 Social, evento promovido pelo Brasil junto com movimentos sociais antes da realização da Cúpula do Chefes de Estado do grupo, marcado para segunda (18) e terça-feira (19), também no Rio de Janeiro.

O debate sobre a escala 6×1 ganhou força com uma PEC (proposta de emenda constitucional) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A proposta é a adoção de uma jornada de 36 horas semanais, dividida em quatro dias.

A redução da jornada de trabalho ganhou espaço em vários países, mas, no Brasil, ainda esbarra em questões como a dificuldade que o país tem em reduzir a informalidade e aumentar a produtividade de seus trabalhadores, de acordo com especialistas ouvidos pela Folha.

Com informações da Folha UOL

Artigos Relacionados

Candidatura de Pablo Marçal pode ser impugnada? adversários já trabalham com cenário sem ele

Raimundo Souza

Pacote de corte de gastos pode ser anunciado nesta quinta, diz Haddad

Jamile Romano

Lula diz que Brasil tomará ‘todas as medidas cabíveis’ para se defender de tarifaço de Trump

Jamile Romano

O peso do voto feminino e negro nas eleições

Jamile Romano

Chefe da Abin de Lula é citado como investigado em inquérito da PF

Jamile Romano

Bolsonaro recebe grave ameaça contra a vida e PL toma medidas para garantir segurança

Raimundo Souza