24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Lula decide acionar STF contra derrubada do IOF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Agora, a Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a tese que será apresentada ao Supremo com argumentos do Ministério da Fazenda.

CNN já havia informado que o argumento de líderes governistas, no Congresso, seria de que o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) é inconstitucional por não apontar compensações.

O governo cogita resgatar o caso da desoneração da folha de pagamento e pedir ao STF que force o Congresso a indicar como a conta será paga.

O Congresso aprovou a prorrogação do benefício até 2027. A medida foi questionada no Supremo, que busca uma conciliação entre Executivo e Legislativo.

Nas contas dos governistas, a derrubada do aumento do IOF levaria a um novo contingenciamento orçamentário de pelo menos R$ 12 bilhões. Desse montante, R$ 3 bilhões seriam de emendas parlamentares.

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes disse que há precedentes jurídicos para um recurso sobre o assunto na Suprema Corte.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que quer ir à Justiça buscar nova fonte de receita no orçamento.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre

Jamile Romano

Petições em processo contra Moraes nos EUA coincidem com marcos da ação do golpe no STF; veja

Raimundo Souza

Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta

Jamile Romano

INSS diz que notificou todos os 9,4 mi de beneficiários que tiveram descontos; app tem instabilidade

Jamile Romano

PF deflagra operação contra fábricas clandestinas que adulteravam bebidas com metanol em cinco estados

Redacao

Plataforma identifica áreas prioritárias para restauração florestal

Raimundo Souza