30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Lula: Com Putin no G20, outros presidentes não ficariam na sala

Atualizada em 09/11/2024 09:43
Presidente Lula Foto: EFE/ André Borges

Petista também disse que proteger Putin para não ser preso no Brasil é a coisa mais fácil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à CNN americana, divulgada na sexta-feira (8), que haveria desconforto no G20 caso o presidente da Rússia, Vladimir Putin, participasse. O motivo é a invasão da Ucrânia pelos russos. Putin tem um mandado de prisão emitido por um Tribunal Penal Internacional, mas Lula afirmou que esse seria um problema pequeno.

– O problema não é apenas proteger o Putin para não ser preso no Brasil. Isso é a coisa mais fácil de fazer. O problema é que tem no G20 vários presidentes da República que não ficariam na sala se o Putin entrasse na sala. Todos os países europeus que participam do G20, mais os Estados Unidos, o que seria uma coisa muito desconfortável – declarou o petista.

O presidente russo será representado por seu chanceler, Serguei Lavrov. Lula disse que é necessário acabar com a guerra para que Putin possa voltar a “andar no mundo e participar dos eventos”.

– As coisas do Putin vão ser resolvidas quando acabar a guerra da Ucrânia. Aí ele pode participar de uma reunião do G20, como pode participar o [presidente ucraniano, Volodmir] Zelenski. O Zelenski poderia ser convidado. Acontece que eu não quero discutir a guerra da Ucrânia e da Rússia no G20 – declarou o presidente brasileiro.

O mandado de prisão, emitido em março do ano passado, tem como causa acusações de transferência e deportação ilegal de crianças durante o confronto na Ucrânia, iniciado por determinação de Putin.

Na Cúpula do G20 do ano passado, Lula foi questionado se recepcionaria Putin no Brasil e disse que o russo entraria no país “tranquilamente” e que tentar prendê-lo seria um “desrespeito”. Ele havia dito, no entanto, que esperava que a guerra na Ucrânia tivesse acabado a essa altura, o que não ocorreu.

Por causa da ordem do Tribunal Penal Internacional, Putin não compareceu à Cúpula do Brics na África do Sul no ano passado. Assim como o Brasil, o país africano é signatário da Corte, e houve o temor de desgaste político em tê-lo presente e não o prender. Em setembro desse ano, no entanto, o russo viajou até a Mongólia, que é signatária da Corte, e expôs a fragilidade do pedido.

*AE/Pleno News

Artigos Relacionados

IR 2025: veja quais são os documentos necessários e como evitar erros

Raimundo Souza

Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça é empossada em sessão solene

Raimundo Souza

Liberação do FGTS eleva preocupação com medidas de estímulo ao crescimento e impacto na inflação

Raimundo Souza

Brasileiros deportados por Trump desembarcam com pés e mãos algemados

Raimundo Souza

Morre Washington Olivetto, publicitário criador do Garoto Bombril, aos 73 anos

Raimundo Souza

Unidade gestora do Programa REM Acre apresenta plano de investimento aos membros da governança e do poder público

Raimundo Souza