26.3 C
Rio Branco
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Limpeza Urbana de Rio Branco já recolheu 88 toneladas de resíduos durante o Carnaval

Publicado em 17/02/2026

A Prefeitura de Rio Branco, sob a gestão da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCC), atingiu a marca de 88 toneladas de lixo recolhidas desde o início das festividades carnavalescas. O balanço atualizado foi divulgado nesta terça-feira (17), após as equipes de limpeza retirarem 18 toneladas de materiais descartados durante a folia de segunda-feira (16).

Dinâmica de descarte e picos de resíduos

O volume de resíduos apresentou variações conforme a intensidade da programação e o fluxo de foliões em diferentes pontos da capital acreana:

  • Domingo (pico): 30 toneladas (impulsionadas pelo evento no bairro Tucumã).

  • Sexta e Sábado: 20 toneladas por dia.

  • Segunda-feira: 18 toneladas (registrando uma leve queda na média diária).

Logística e Áreas de Atuação

A operação de zeladoria concentra-se em perímetros estratégicos para garantir a funcionalidade da cidade após os eventos. Segundo o secretário da SMCC, Tony Roque, o planejamento contempla varredura e coleta imediata em vias de grande circulação e pontos turísticos, incluindo:

Regiões Prioritárias Logradouros Atendidos
Centros de Eventos Praça da Revolução, Gameleira e Calçadão Central.
Principais Vias Av. Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e Marechal Deodoro.

Estrutura Operacional

Para viabilizar a manutenção da ordem pública, a prefeitura mantém um contingente de dez colaboradores de prontidão durante as noites de festa. Contudo, a mobilização massiva ocorre ao alvorecer, quando as equipes operacionais realizam a limpeza completa para que os espaços estejam disponíveis à população no início da manhã.

A força-tarefa de limpeza urbana permanecerá ativa até a conclusão de toda a programação carnavalesca, abrangendo tanto os bairros quanto a região central de Rio Branco.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre divulga convocação dos aprovados no concurso da Saúde

Jamile Romano

Petecão apoia aposentadoria especial para agentes de saúde e de combate às endemias

Marcio Nunes

Governador entrega carteira de habilitação do Programa CNH Social e capacetes aos mototaxistas de Rio Branco

Marcio Nunes

OAB Acre realiza primeira sessão com Conselho Pleno com ato em defesa das sustentações orais

Marcio Nunes

Com Lula e governadores da Amazônia, Gladson Camelí participa da abertura oficial da COP30

Redacao

Morre Gilberto Bezerra de Farias, o aventureiro “Trottamondos”, aos 72 anos

Raimundo Souza