segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Lei obriga bancos e fintechs a repassar dados de Pix e cartões à Sefaz no Acre

Publicado em 26/01/2026

O Governo do Acre publicou a Lei Complementar nº 510, de 19 de janeiro de 2026, que altera a legislação estadual do ICMS e amplia o acesso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a informações sobre transações financeiras realizadas no estado. A norma foi sancionada pelo governador Gladson Cameli e publicada no Diário Oficial do Estado.

Com a nova regra, instituições financeiras e de pagamento — integrantes ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro — passam a ser obrigadas a encaminhar mensalmente à Sefaz dados relativos a operações efetuadas por pessoas físicas e jurídicas. Entre as informações exigidas estão pagamentos realizados por cartões de crédito, débito e cartões de loja, transferências de recursos, transações via Pix e outros meios eletrônicos.

A exigência se aplica inclusive a contribuintes que não estejam inscritos no cadastro estadual, o que amplia o alcance do monitoramento fiscal sobre atividades econômicas desenvolvidas no território acreano.

A legislação também autoriza o compartilhamento dessas informações com municípios que possuam estrutura de administração tributária, com a finalidade de reforçar a fiscalização e o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), conforme prevê a legislação federal.

Além disso, a nova lei revoga um dispositivo da Lei Complementar nº 55/1997, que regulamenta o ICMS no estado, e mantém vetado um dos incisos acrescentados ao artigo 61 da norma original. A medida entrou em vigor na data de sua publicação e tem origem no Projeto de Lei Complementar nº 26/2025, encaminhado pelo Poder Executivo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Novo CEI municipal na Cidade do Povo é inaugurado com estrutura de ponta e atendimento de qualidade

Marcio Nunes

Opera Acre realiza número recorde de cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2024

Jamile Romano

Melhorias chegam ao Ramal do Macarrão

Raimundo Souza

Presidente Lula tem previsão de visita ao Acre no próximo mês

Jamile Romano

Procon fecha edição do programa Renegocia com mais de R$ 3 milhões renegociados e consumidores beneficiados

Jamile Romano

Prefeitura duplicação da via que liga bairro da Floresta ao Floresta Sul

Marcio Nunes