Atualizada em 09/05/2025 08:52
A greve dos médicos da rede pública do Acre, prevista para começar nesta sexta-feira (9) por tempo indeterminado, foi suspensa por decisão liminar da desembargadora Denise Castelo Bonfim, do Tribunal de Justiça do Estado. A magistrada atendeu a um pedido da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e determinou multa de R$ 10 mil por hora de paralisação, caso a categoria descumpra a decisão.
A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), previa a suspensão de consultas e cirurgias eletivas. Os profissionais garantiam a manutenção do atendimento a crianças, pacientes oncológicos e casos de emergência, priorizando as fichas laranja, vermelha e amarela. Pacientes com classificação azul ou verde seriam orientados a buscar unidades básicas de saúde.
Os médicos planejavam se concentrar na sede do sindicato durante a paralisação, sem manifestações de rua inicialmente. No interior do estado, estavam sendo organizados pontos de encontro. A principal reivindicação da categoria é o pagamento de gratificações e plantões extras.
Até o momento, o presidente do Sindmed, Guilherme Pulici, não se pronunciou sobre o cumprimento da decisão judicial.