23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Justiça condena pais pela superexposição da imagem do filho nas redes sociais

Publicado em 15/07/2025

Em julgamento inédito, 3ª Vara da Família de Rio Branco proibiu a divulgação de fotos ou vídeos de cunho pessoal da criança

A 3ª Vara da Família de Rio Branco condenou os pais pela exposição exagerada da imagem do filho nas redes sociais. Na sentença, a juíza Maha Manasfi proibiu a divulgação de fotos ou vídeos para além do normal, como em datas especiais e momentos de família. O julgamento foi inédito no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Segundo a magistrada, foi identificada a prática conhecida como “sharenting”. Ou seja, quando os pais ou representantes legais praticam superexposição da criança ou adolescentes na internet, especialmente nas redes sociais, ao ponto de dividir informações de cunho pessoal.

Entendeu-se que a prática pode acarretar prejuízos à dignidade da criança, principalmente no desenvolvimento psicológico e social, pois compromete a intimidade, segurança, honra, vida privada e direito à imagem.

“Reconheço a prática de sharenting pela requerida, conforme os argumentos expostos na fundamentação, razão pela qual determino  a proibição da divulgação da relação paterno-filial, devendo qualquer conflito familiar ser tratado somente no âmbito processual, bem como de divulgação da imagem do filho menor para além do normal, salvo em datas especiais e momentos com a família, sob pena de multa, bem como a avaliação de eventual revisão das condições de guarda e convivência”, diz trecho da decisão judicial.

A juíza considerou ainda que a prática de “sharenting” viola o art. 5°, inciso 10, da Constituição Federal, e também o art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura a proteção à identidade, ao respeito e à integridade psíquica e moral.

Em caso de descumprimento, os pais podem sofrer multa, bem como revisão das condições de guarda e convivência. O processo foi julgado em maio deste ano e tramita em segredo de Justiça.

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre e Secretaria dos Povos Indígenas discutem plano de mitigação ambiental para ramal entre Porto Walter e Rodrigues Alves

Marcio Nunes

MPAC instaura procedimento para acompanhar investigações sobre acidente fatal na Via Verde

Jamile Romano

Governo promove curso de mapeamento topográfico com drones para servidores

Marcio Nunes

Em tom de despedida e gratidão, Gladson Cameli celebra o Natal destacando entregas habitacionais

Raimundo Souza

SEE divulga cronograma oficial de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede estadual

Kevin Souza

Enquanto trabalhava, um gari de Epitaciolândia foi atingido por um tiro nas pernas

Raimundo Souza