25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Justiça condena pais pela superexposição da imagem do filho nas redes sociais

Publicado em 15/07/2025

Em julgamento inédito, 3ª Vara da Família de Rio Branco proibiu a divulgação de fotos ou vídeos de cunho pessoal da criança

A 3ª Vara da Família de Rio Branco condenou os pais pela exposição exagerada da imagem do filho nas redes sociais. Na sentença, a juíza Maha Manasfi proibiu a divulgação de fotos ou vídeos para além do normal, como em datas especiais e momentos de família. O julgamento foi inédito no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Segundo a magistrada, foi identificada a prática conhecida como “sharenting”. Ou seja, quando os pais ou representantes legais praticam superexposição da criança ou adolescentes na internet, especialmente nas redes sociais, ao ponto de dividir informações de cunho pessoal.

Entendeu-se que a prática pode acarretar prejuízos à dignidade da criança, principalmente no desenvolvimento psicológico e social, pois compromete a intimidade, segurança, honra, vida privada e direito à imagem.

“Reconheço a prática de sharenting pela requerida, conforme os argumentos expostos na fundamentação, razão pela qual determino  a proibição da divulgação da relação paterno-filial, devendo qualquer conflito familiar ser tratado somente no âmbito processual, bem como de divulgação da imagem do filho menor para além do normal, salvo em datas especiais e momentos com a família, sob pena de multa, bem como a avaliação de eventual revisão das condições de guarda e convivência”, diz trecho da decisão judicial.

A juíza considerou ainda que a prática de “sharenting” viola o art. 5°, inciso 10, da Constituição Federal, e também o art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura a proteção à identidade, ao respeito e à integridade psíquica e moral.

Em caso de descumprimento, os pais podem sofrer multa, bem como revisão das condições de guarda e convivência. O processo foi julgado em maio deste ano e tramita em segredo de Justiça.

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Empresas atingidas pelas enchentes podem se beneficiar de prorrogação de parcelas de crédito do Banco da Amazônia

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco estende validade de concurso público até 2027

Kevin Souza

Com mais de 11 mil votantes, Sinteac realiza eleição estadual nesta sexta-feira; duas chapas lideradas por mulheres disputam presidência

Jamile Romano

Governador do Acre anuncia concurso do Detran com 91 vagas

Jamile Romano

Confira as 192 vagas de emprego ofertadas pelo Sine nesta segunda-feira, 16

Jamile Romano

Saneacre celebra melhorias no setor de saneamento em 2024, com projeção nacional no enfrentamento sustentável de cheias e secas

Raimundo Souza