26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Justiça acreana decide que plano de saúde não deve cancelar contrato de beneficiário diagnosticado com espectro autista

Publicado em 20/06/2024

O juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, concedeu liminar para que um plano de saúde mantenha o contrato do beneficiário diagnosticado com espectro autista, devido sua mudança para o Estado do Acre, sob pena de multa horária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

A juíza de Direito, Zenice Cardozo, também requereu com urgência e sem restrição de cobertura das terapias e que a operadora da cidade de destino aceite a portabilidade sem restrições, sem cobranças de carências já cumpridas e sem coparticipação nas terapias, sob pena de multa no valor de R$ 500, limitada a 15 dias.

Nos autos, o requerente diagnosticado com transtorno do espectro autista, necessitando de terapias multidisciplinares, custeadas integralmente pela operadora de saúde, devido ao alto custo, alega que a requerida informou sobre o cancelamento do contrato, sem qualquer justificativa.

A requerida justifica que não é possível a portabilidade para um plano familiar e nem para outra unidade federativa, pelo fato do beneficiário não residir na cidade de Fortaleza–CE.

A magistrada considera que os planos de saúde e as operadoras podem cancelar os contratos de planos coletivos, desde que o cancelamento seja comunicado com 60 dias de antecedência, entretanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirma que esse prazo mínimo de aviso precisa estar em contrato, entretanto, não consta nos autos o contrato originário firmado entre as partes.

Da decisão cabe recurso.

Processo n.º 0706628-20.2024.8.01.0001

[TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sefaz promove alinhamento institucional durante 5º Encontro Regional da Fazenda Estadual em Feijó

Marcio Nunes

Operação Dínamo: PCAC executa quarta fase da investigação que visa desarticular a rede criminosa que comercializam fios de cobre

Jamile Romano

Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre prende homem suspeito de estupro de vulnerável em Plácido de Castro

Jamile Romano

Concurso do Detran tem mais de 24 mil inscritos: confira a concorrência por cargo

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom sanciona Lei que dá o nome de Beth Bocalom ao elevado da Dias Martins

Marcio Nunes