28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Justiça acreana decide que plano de saúde não deve cancelar contrato de beneficiário diagnosticado com espectro autista

Publicado em 20/06/2024

O juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, concedeu liminar para que um plano de saúde mantenha o contrato do beneficiário diagnosticado com espectro autista, devido sua mudança para o Estado do Acre, sob pena de multa horária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

A juíza de Direito, Zenice Cardozo, também requereu com urgência e sem restrição de cobertura das terapias e que a operadora da cidade de destino aceite a portabilidade sem restrições, sem cobranças de carências já cumpridas e sem coparticipação nas terapias, sob pena de multa no valor de R$ 500, limitada a 15 dias.

Nos autos, o requerente diagnosticado com transtorno do espectro autista, necessitando de terapias multidisciplinares, custeadas integralmente pela operadora de saúde, devido ao alto custo, alega que a requerida informou sobre o cancelamento do contrato, sem qualquer justificativa.

A requerida justifica que não é possível a portabilidade para um plano familiar e nem para outra unidade federativa, pelo fato do beneficiário não residir na cidade de Fortaleza–CE.

A magistrada considera que os planos de saúde e as operadoras podem cancelar os contratos de planos coletivos, desde que o cancelamento seja comunicado com 60 dias de antecedência, entretanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirma que esse prazo mínimo de aviso precisa estar em contrato, entretanto, não consta nos autos o contrato originário firmado entre as partes.

Da decisão cabe recurso.

Processo n.º 0706628-20.2024.8.01.0001

[TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Empresa doa tijolos para ajudar na construção da casa de menino que vive em barraco no Acre

Kevin Souza

Segurança do paciente é tema de capacitação para servidores da Fundhacre

Marcio Nunes

Governo institui programa Meu Primeiro Emprego para inserção de jovens no mercado de trabalho

Jamile Romano

Latam inaugura vôo entre Rio Branco e Guarulhos na manhã desta segunda, 31, com tripulação formada por acreanos

Marcio Nunes

MP-AC denuncia policial civil e comparsa por homicídio e tentativa de homicídio em Feijó

Jamile Romano

Governo do Acre firma termo de cooperação para ampliar acesso à documentação civil no Acre

Kevin Souza