24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Juntos Pelo Acre e MP na Comunidade levam cidadania e mutirão de atendimento à população de Sena Madureira

A Creche Municipal Padre Paolino Baldassari, no bairro Pista, em Sena Madureira, recebe o Juntos Pelo Acre em parceria com o MP na Comunidade, neste final de semana. A ação conjunta do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), começou nesta sexta-feira, 25, e vai até sábado, 26, das 8 às 17h.

Com foco na promoção da cidadania, saúde e no fortalecimento da política de assistência social, a ação contou com atendimentos em diversas áreas como atualização e inscrição no Cadastro Único e orientações sobre benefícios sociais feitas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da prefeitura do município, orientações jurídicas pela Defensoria Pública Estadual (DPE/AC), além de atendimentos odontológicos. A Receita Federal esteve presente com emissão e regularização de CPF.

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) disponibilizou uma equipe de Saúde Itinerante Multidisciplinar Especializada composta por neuropediatra, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e nutricionista. Também está sendo emitida a Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-CEPTEA).

Nesta edição, 320 mães atípicas serão atendidas, e entre elas está Lenir Barbosa, que percorreu uma viagem de 32 quilômetros desde sua casa no Ramal do Daniel, localizado no km 16 da BR-364, para trazer seus dois filhos, Tailon, de dez anos, e José, de cinco, para uma consulta com a neuropediatra.

“Uma consulta dessas é R$ 500 reais. Não tava tendo dinheiro, precisa passar pela médica, ele precisa trocar a medicação, e hoje é gratuita. Essa ação tá me ajudando muito e a outras mães. Veio na hora certa. Tem que levar pra mais pessoas”, disse.

MP na Comunidade

Durante a ação, o MPAC ofereceu serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera). A Ouvidoria esteve presente para o recebimento de denúncias, reclamações e sugestões, a Promotoria de Justiça de Sena Madureira atuou diretamente na escuta e orientação da população e o grupo de trabalho em defesa da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A médica pediatra Kelly Bestene Lins explicou que está sendo feita uma triagem para diminuir as demandas. “Hoje, temos duas médicas que fazem consulta para avaliar quem precisa do neuropediatra. Identificamos aquelas que com terapias, psicóloga e fonoaudióloga resolvem. Esse processo é necessário porque, às vezes, a criança não tem necessidade, é só uma alteração de comportamento”, informou. Após o laudo, já saem encaminhadas para tratamento e com receita médica.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco recebe visita de alunos do IEPTEC para aula prática sobre arquivologia

Marcio Nunes

Expoacre 50 anos começa com Cavalgada marcante que exalta a força da tradição no estado

Raimundo Souza

Correios realiza leilão de veículos e motocicletas no Acre

Marcio Nunes

Hugo Motta envia representações que pedem a cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Kevin Souza

Governo publica edital de licitação para concessão de quiosque no Parque do Tucumã

Marcio Nunes

Governo convoca novos professores para a Educação Especial

Jamile Romano