25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Junina Malucos na Roça propõe reflexão sobre o Rio Acre ao Arraial Cultural


Com início na última terça-feira, 24, o arraial cultura segue até o próximo domingo, 29, na Gameleira, em Rio Branco. Um espaço de pura cultura, realizado pelo governo do Acre. O grande destaque do evento é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que neste ano conta com a participação de 15 equipes, encantando o público e disputando o título de campeã.

Entre os participantes mais esperados está a já tradicional quadrilha Malucos na Roça, com 25 anos de história e reconhecida como patrimônio cultural do estado. O grupo, nascido no bairro Cidade Nova, marcará presença na noite desta quinta-feira, 26, às 22h, com o espetáculo O Boato, que apresenta uma reflexão ambiental sobre o futuro do Rio Acre.

Com cem componentes, o coletivo propõe ao público uma jornada pelas águas do rio e personagens que ali convivem, como pescadores, ribeirinhos, a fauna aquática e até mesmo seres místicos.

Segundo o produtor cultural e rei da junina, Carlos Eduardo de Souza, o processo criativo da Malucos na Roça é extenso e começa já no término da temporada junina anterior. “Todo o processo criativo antes de chegar aos palcos é complexo e exige muito, mas o resultado final é recompensador. Isso tem um significado muito importante para nós, fazedores de cultura”, afirma.

A preparação do grupo envolve desde a escolha do tema, com base em uma pesquisa coletiva, até a montagem do roteiro, cenografia, figurinos, repertório musical e ensaios com banda. Os ensaios são realizados na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, inicialmente três vezes por semana e, conforme junho se aproxima, passam a ser diários.

Apesar da grandiosidade das apresentações, a maior parte dos custos do grupo é arcada por seus próprios integrantes, que promovem rifas e arraiais fora de época para arrecadar fundos. “Para promover esse espetáculo, temos gastos muito elevados, que as pessoas desconhecem. É um processo muito custoso. Fazemos realmente por amor, um trabalho cultural que resgata vidas e ajuda muitas pessoas”, destaca Carlos Eduardo.

O grupo também se destaca por se adaptar bem às tecnologias e dedicar esforços para manter redes sociais alinhadas, engajando seu público de forma virtual e acumulando mais de um milhão de visualizações em vídeos no YouTube, Instagram, TikTok e Facebook. Outro diferencial é a de disponibilizar seus repertórios em plataformas como SpotifyDeezer e Apple Music.

Acumulando Conquistas

A quadrilha junina conta com muitas conquistas para se orgulhar, angariando diversas premiações em categorias individuais e em grupo, são os mais premiados do estado do Acre. Uma delas foi a consagração de grande campeã estadual do ano passado, com o tema  “É de dar água na boca”. Com uma apresentação de imersão estética na rica gastronomia do Acre, o grupo destacou pratos como a baixaria, o açaí, o jambu, quibe de arroz, peixes, farinha de Cruzeiro do Sul, pato no tucupi e tacacá.

A trajetória da quadrilha já ultrapassou os limites do estado e do país. Além de se apresentar em quase todos os municípios acreanos, o grupo já levou sua arte a festivais de destaque nacional como o Festejo Ceará Junino, o São João de Maracanaú (CE) e o São João de Campina Grande (PB). E indo além de terras brasileiras, o Malucos na Roça já se apresentou em Tacna, cidade localizada no extremo sul do Peru.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sesacre implementa licença sanitária digital para simplificar processos

Jamile Romano

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen na primeira noite de Expoacre

Raimundo Souza

Rio Acre volta a baixar na capital , atinge 15,23 metros mas segue em transbordamento

Jamile Romano

Custo da cesta básica em Rio Branco sobe 8,13% em três meses

Jamile Romano

Ifac abre inscrições para cursos técnicos e superiores

Jamile Romano

Eleições 2024: votos chegam seguros até a totalização e a divulgação dos resultados

Raimundo Souza