28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Jovens do Senac e idosos do Sesc se conectam em projeto no Acre

Publicado em 25/07/2025
“Estamos educando esses jovens para começar a pensar na terceira idade de forma diferenciada, com mais amor, carinho e respeito”, afirmou a orientadora educacional do Senac Acre, Conceição Moura, ao relatar os impactos da roda de conversa entre alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Acre e idosos do Grupo de Convivência do Sesc. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 25, no Sesc Bosque, como parte do projeto Juventude Conectada e em alusão ao Dia dos Avós, data comemorada a cada dia 26 de julho.
A ação é a segunda etapa de um projeto social liderado pelos próprios jovens do Programa de Aprendizagem do Senac Acre. A iniciativa já havia promovido, anteriormente, oficinas de informática, dança e jogos com o mesmo grupo de idosos na unidade do Senac Bosque. Desta vez, porém, os estudantes foram até o espaço do Sesc para aprofundar a troca de experiências.
Para Marizete Melo, gerente de Assistência do Sesc no Acre, a proposta vai além da comemoração: reforça que os idosos merecem valorização, pois carregam sabedoria, histórias e contribuíram para a sociedade. “Resgatar esse respeito pelo idoso é essencial para o fortalecimento dos vínculos entre gerações”, destacou.
Durante o evento, que reuniu idosos acompanhados de seus netos, os participantes compartilharam histórias, reflexões e vivências. Zaion Eduardo, um dos alunos envolvidos, falou sobre o quanto a experiência foi transformadora. “O maior aprendizado é que a idade não é um empecilho. O que importa é o olhar positivo para a vida. Essa troca foi uma enorme inspiração”, comentou.
A participante do grupo de idoso do Sesc Maria Gertrudes Vieira de Carvalho, de 78 anos, destacou o valor dessas atividades para a autoestima e a saúde emocional da pessoa idosa. “Com esses encontros, a gente se sente vivo. Eu estava num baixo-astral danado, sem vontade de sair de casa. Mas participei da oficina ‘Mente Ativa’, e tudo mudou. A gente ensina, aprende e volta para casa renovada”, declarou.
O projeto de integração intergeracional foi desenvolvido como parte do Projeto Integrador (PI) do Senac, atividade acadêmica que visa unir conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, incentivando os alunos a desenvolver soluções reais para problemas do mercado de trabalho ou da sociedade.

AVISO LEGAL: As informações existentes nessa mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas. Favor apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será tratado conforme as normas da empresa e a legislação em vigor.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Almoço dos industriais reforça parceria entre governo do Acre e setor produtivo, projetando crescimento para 2025

Marcio Nunes

Presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas não podem participar da Expoacre 2025, diz portaria

Jamile Romano

Acre promove 1º Encontro Estadual de Prestação de Contas das Políticas Públicas LGBTI+

Marcio Nunes

Governo envia à Aleac projeto que cria a Loteria do Acre para ampliar arrecadação

Kevin Souza

Sine Acre anuncia 165 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quarta-feira (26)

Kevin Souza

Investimento de mais de R$ 5 milhões marca entrega de kits na Arena da Floresta e vice-governadora Mailza destaca fortalecimento do esporte de base no Acre

Raimundo Souza