24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Jovens do Senac e idosos do Sesc se conectam em projeto no Acre

“Estamos educando esses jovens para começar a pensar na terceira idade de forma diferenciada, com mais amor, carinho e respeito”, afirmou a orientadora educacional do Senac Acre, Conceição Moura, ao relatar os impactos da roda de conversa entre alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Acre e idosos do Grupo de Convivência do Sesc. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 25, no Sesc Bosque, como parte do projeto Juventude Conectada e em alusão ao Dia dos Avós, data comemorada a cada dia 26 de julho.
A ação é a segunda etapa de um projeto social liderado pelos próprios jovens do Programa de Aprendizagem do Senac Acre. A iniciativa já havia promovido, anteriormente, oficinas de informática, dança e jogos com o mesmo grupo de idosos na unidade do Senac Bosque. Desta vez, porém, os estudantes foram até o espaço do Sesc para aprofundar a troca de experiências.
Para Marizete Melo, gerente de Assistência do Sesc no Acre, a proposta vai além da comemoração: reforça que os idosos merecem valorização, pois carregam sabedoria, histórias e contribuíram para a sociedade. “Resgatar esse respeito pelo idoso é essencial para o fortalecimento dos vínculos entre gerações”, destacou.
Durante o evento, que reuniu idosos acompanhados de seus netos, os participantes compartilharam histórias, reflexões e vivências. Zaion Eduardo, um dos alunos envolvidos, falou sobre o quanto a experiência foi transformadora. “O maior aprendizado é que a idade não é um empecilho. O que importa é o olhar positivo para a vida. Essa troca foi uma enorme inspiração”, comentou.
A participante do grupo de idoso do Sesc Maria Gertrudes Vieira de Carvalho, de 78 anos, destacou o valor dessas atividades para a autoestima e a saúde emocional da pessoa idosa. “Com esses encontros, a gente se sente vivo. Eu estava num baixo-astral danado, sem vontade de sair de casa. Mas participei da oficina ‘Mente Ativa’, e tudo mudou. A gente ensina, aprende e volta para casa renovada”, declarou.
O projeto de integração intergeracional foi desenvolvido como parte do Projeto Integrador (PI) do Senac, atividade acadêmica que visa unir conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, incentivando os alunos a desenvolver soluções reais para problemas do mercado de trabalho ou da sociedade.

AVISO LEGAL: As informações existentes nessa mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas. Favor apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será tratado conforme as normas da empresa e a legislação em vigor.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Professores da UFAC decidem entrar em greve a partir de quinta-feira

Marcio Nunes

Navio-hospital inicia atendimentos com meta de beneficiar 10 mil pessoas no Juruá

Jamile Romano

Com rodovia fechada, moradores temem perder prova de concurso por conta de protesto em Xapuri

Raimundo Souza

Governo e prefeitura investigam mortandade de peixes no Rio Acre

Jamile Romano

Prefeitura intensifica limpeza na cidade para celebrar as festas de fim de ano

Marcio Nunes

Deputado Eduardo Velloso pede oração pela recuperação da filha que está na UTI

Jamile Romano