30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Jarude denuncia irregularidades na contratação de professores temporários

Atualizada em 14/05/2024 17:21

O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) trouxe à tona questões cruciais relacionadas à educação durante sua intervenção na sessão ordinária realizada hoje (14) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), revelando preocupações com a situação possivelmente irregular de alguns professores contratados temporariamente pelo Estado.

“Existe uma organização chamada Todos Pela Educação que divulgou que o Acre tem mais de 70% dos seus professores em contrato provisório. E nisso, no estabelecimento de metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação, já éramos para estar muito mais avançados nesse sentido, vez que a previsão era de que 90% desses educadores deveriam ter contratos efetivos”, iniciou

Jarude destacou a discrepância entre as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e a realidade enfrentada pelos professores no Acre, evidenciando a urgência de medidas para garantir a estabilidade desses profissionais.

“Por esse motivo, ano passado fiz uma emenda para que o governo pudesse trocar os servidores temporários por efetivos através de concurso público, mas infelizmente a base do governo rejeitou essa emenda.”

O deputado lamentou a rejeição de sua proposta pelos deputados da base do governo, ressaltando a importância de garantir a estabilidade e os direitos dos professores por meio de concursos públicos.

“Além disso e mais grave aconteceu quando começamos a receber denúncias de professores temporários que estariam trabalhando e recebendo na Secretaria de Educação sem passar por qualquer tipo de processo seletivo, de maneira ilegal.”

[Agência Aleac]

Artigos Relacionados

Governo convoca novos candidatos para matrícula no Curso de Formação de Agentes de Polícia Penal

Jamile Romano

Simone Tebet, Silvio Costa e Waldez Góes chegam no Acre para agenda sobre rotas interoceânicas

Jamile Romano

Mais de 182 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Acre

Jamile Romano

Sindicato dos médicos do Acre emite nota repudiando a agressão cometida contra médica e equipe no PS

Jamile Romano

Acre registrou média de dois estupros por dia em 2024; vulneráveis são quase 73% das vítimas

Jamile Romano

Governo decreta situação de emergência em Rio Branco e Feijó, em decorrência de áreas afetadas por erosão fluvial

Jamile Romano