23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Jarude denuncia irregularidades na contratação de professores temporários

Publicado em 14/05/2024

O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) trouxe à tona questões cruciais relacionadas à educação durante sua intervenção na sessão ordinária realizada hoje (14) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), revelando preocupações com a situação possivelmente irregular de alguns professores contratados temporariamente pelo Estado.

“Existe uma organização chamada Todos Pela Educação que divulgou que o Acre tem mais de 70% dos seus professores em contrato provisório. E nisso, no estabelecimento de metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação, já éramos para estar muito mais avançados nesse sentido, vez que a previsão era de que 90% desses educadores deveriam ter contratos efetivos”, iniciou

Jarude destacou a discrepância entre as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e a realidade enfrentada pelos professores no Acre, evidenciando a urgência de medidas para garantir a estabilidade desses profissionais.

“Por esse motivo, ano passado fiz uma emenda para que o governo pudesse trocar os servidores temporários por efetivos através de concurso público, mas infelizmente a base do governo rejeitou essa emenda.”

O deputado lamentou a rejeição de sua proposta pelos deputados da base do governo, ressaltando a importância de garantir a estabilidade e os direitos dos professores por meio de concursos públicos.

“Além disso e mais grave aconteceu quando começamos a receber denúncias de professores temporários que estariam trabalhando e recebendo na Secretaria de Educação sem passar por qualquer tipo de processo seletivo, de maneira ilegal.”

[Agência Aleac]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura e Ifac concluem mais uma turma do Programa Mulheres Mil

Marcio Nunes

TJAC divulga gabarito preliminar da prova para o cargo de Analista Judiciário

Jamile Romano

Senac Acre celebra formatura dos alunos do Novo Ensino Médio em Feijó

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza primeiro procedimento de ablação para arritmia grave no estado

Raimundo Souza

Enem PPL é aplicado nos 8 centros socioeducativos do Acre

Marcio Nunes

Marcus Alexandre diz estar confiante na vontade de mudança do povo dos bairros

Raimundo Souza