24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para projetos de crédito de carbono

Para atualizar informações sobre repartição de benefícios para projetos de Redução de Emissões Decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas (REDD+) Jurisdicional, a Procuradoria-Geral do Acre (PGE/AC), a Secretaria de Estado de Políticas Indígenas (Sepi) e o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) realizaram, com o Environmental Defense Fund (EDF), uma reunião nesta segunda-feira, 1º, no auditório da PGE, em Rio Branco.

O encontro apresentou dados colhidos nos encontros, fóruns e oficinas realizados com o apoio do EDF e parceiros institucionais ao longo do primeiro ano de execução do projeto “Capacitação em mercado de carbono para povos indígenas e comunidades locais na Amazônia brasileira”.

Steve Schwartzman, diretor sênior do EDF, prestou informes sobre os resultados colhidos nos primeiros meses do projeto. “Há pouco mais de um ano, iniciamos um processo de capacitação de indígenas, extrativistas e comunidades locais da Amazônia, para possibilitar a participação efetiva das comunidades nos novos financiamentos de carbono florestal”, lembrou.

Já o procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente da PGE/AC, Rodrigo das Neves, tratou da legislação de mercado regulado de carbono brasileiro. “Em um tema complexo como o REDD+, o modelo de repartição de benefícios é parte essencial. Transparência do Estado e participação da sociedade civil organizada são, portanto, peças-chave para o sucesso dos sistemas jurisdicionais”, frisou o procurador.

A diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, também tratou, por videoconferência, dos cenários da análise estoque e fluxo das terras indígenas e unidades de conservação do Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com mais de 5 mil casos prováveis de dengue, Acre tem maior incidência do país a cada 100 mil habitantes

Jamile Romano

Com investimento superior a R$ 635 mil, governo fortalece saúde com repasse de equipamentos à Fundhacre

Raimundo Souza

Elenco do São Francisco volta aos treinos e foca no 2ª jogo da semifinal

Redacao

Polícia Civil do Acre investiga morte de Estherfanny Sara após complicações pós-parto

Jamile Romano

Eternas saudades – Por Narciso Mendes

Jamile Romano

Governo do Acre inicia, nesta quarta-feira, uma nova fase das obras do viaduto do Complexo Viário

Kevin Souza