Publicado em 02/02/2026
Após a paralisação temporária causada por uma manutenção programada em seus sistemas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou nesta segunda-feira (2) os atendimentos presenciais em todas as agências do país. Também voltou a funcionar a Central Telefônica 135, principal canal de atendimento aos segurados.
Em relação aos serviços digitais, a maioria das funcionalidades do aplicativo e do portal Meu INSS permanece indisponível por enquanto. A exceção é o simulador de aposentadoria, cuja retomada está prevista para a próxima quarta-feira (4).
O acesso aos sistemas do INSS costuma ser elevado. Somente no ano passado, o aplicativo Meu INSS registrou uma média de 134 milhões de acessos mensais, o que reforça a expectativa de instabilidade neste retorno.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) concluiu com sucesso a migração do último computador de grande porte para uma plataforma tecnológica mais moderna. A atualização da infraestrutura foi realizada entre os dias 28 de janeiro e domingo (1º), com a atuação de cerca de 220 profissionais.
Durante o período de interrupção, o INSS adotou medidas para minimizar os impactos aos segurados, como a antecipação de perícias médicas e avaliações sociais, além da possibilidade de reagendamento para quem não conseguiu atendimento.
Com a modernização dos sistemas, a expectativa do Ministério da Previdência é reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios de 96 para 48 horas, além de ampliar a oferta de serviços digitais.
Apesar da retomada, o ministério alertou que, devido ao grande volume de acessos esperado nesta segunda-feira, podem ocorrer lentidões, principalmente em serviços que utilizam biometria. A recomendação é que, em caso de falha no acesso, o usuário tente novamente, preferencialmente fora do horário comercial.

