23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda

Publicado em 09/06/2025

As inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 começam nesta segunda-feira (9) e terminam na sexta (13). Para participar, é necessária a aprovação na primeira etapa do exame, realizada em março, que compreendeu as provas objetivas e discursiva.

Também podem participar do exame os candidatos aprovados nas primeiras fases das duas edições do Revalida do ano passado, mas que foram reprovados na segunda etapa.

De acordo com o edital,  publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, o valor da taxa de inscrição, relativa à segunda etapa do Revalida 2025, é de R$ 4.106,09 e deverá ser paga até 15 de junho.

As cidades de aplicação da segunda etapa do exame, bem como a quantidade de vagas disponíveis, serão informadas ao participante no Sistema Revalida, no ato da inscrição.

Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a cidade onde fará a prova e poderá, se necessário, solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, direito exclusivo de participantes travestis, transexuais ou transgêneros que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente conforme a identidade de gênero.

Provas

A prova de habilidades clínicas desta segunda etapa será realizada em 19 e 20 de julho.

A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, e os participantes deverão realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; medicina da família e comunidade – saúde coletiva.

Nos dois dias de aplicação do exame, a prova de habilidades clínicas prevê a passagem do participante por um conjunto de dez estações, onde deverá demonstrar suas competências no exercício profissional.

O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de prova e cinco estações no segundo dia.

Em cada estação, os profissionais terão, no máximo, dez minutos para realizar as tarefas exigidas. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, as habilidades e competências dos grandes eixos de formação e do exercício profissional. A contagem do tempo de duração de cada estação começa a partir do sinal sonoro que autoriza a entrada dos candidatos nas salas de aplicação do exame.

Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de zero a dez pontos, implicando nota máxima de 100 pontos, se somadas os resultados de todas as dez estações.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Jamile Romano

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

Marcio Nunes

Câmara aprova aumento de punição a quem provocar incêndios florestais

Marcio Nunes

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

Jamile Romano

Caixa paga nesta quinta-feira 1ª parcela do Bolsa Família de 2024

Jamile Romano

Pix por aproximação: veja calendário e como funciona em cada banco

Jamile Romano