35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Índice que mede inflação oficial tem deflação em agosto

Publicado em 10/09/2024

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, registrou deflação (queda de preços) de 0,02% em agosto deste ano. Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023 (-0,08%). O dado foi divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA havia registrado taxas de inflação de 0,38% em julho deste ano e de 0,23% em agosto do ano passado. Com o resultado, o IPCA acumula taxa de 2,85% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 4,24%, abaixo do teto da meta estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5%.

A queda de preços em agosto foi puxada principalmente pelos alimentos, que tiveram deflação de 0,44%, e pelo grupo de despesas habitação, que recuou 0,51%.

O grupo alimentação e bebidas já tinha apresentado queda de preços de 1% em julho. Em agosto, a deflação foi puxada pela alimentação no domicílio, graças ao recuo de preços de itens como batata inglesa (-19,04%), tomate (-16,89%) e cebola (-16,85%).

A deflação em habitação foi influenciada pela queda do preço na energia elétrica (-2,77%).

Os transportes não tiveram variação de preços no mês. Por outro lado, seis grupos de despesas apresentaram inflação: artigos de residência (0,74%), vestuário (0,39%), saúde e cuidados pessoais (0,25%), despesas pessoais (0,25%), educação (0,73%) e comunicação (0,10%).

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pix por aproximação: veja calendário e como funciona em cada banco

Jamile Romano

Movimentos sociais cobram mudança nos cortes de gastos que afetam BPC

Marcio Nunes

Desafio na direita para 2026 é manter unidade sem Bolsonaro na urna, dizem líderes

Raimundo Souza

Gilmar anula condenações de Dirceu na Lava Jato, e petista fica elegível para 2026

Jamile Romano

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Jamile Romano

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Jamile Romano