25.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Independência vence Galvez e se consagra campeão acreano de futebol pelo segundo ano consecutivo

Atualizada em 30/03/2025 07:03

Independência leva a melhor contra o Galvez e vence o Campeonato Acreano. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

O Independência é o campeão do 36º Campeonato Acreano de Futebol. O título foi conquistado na tarde de sábado, 29, após o time confirmar a vitória diante do Galvez por 3 a 1, no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco.

Na primeira fase do estadual, Imperador (Galvez) e o Tricolor de Aço (Independência) empataram em 0 a 0, em confronto da quinta rodada. Com o título, o Independência levanta pela 13ª vez a taça do Campeonato Acreano de Futebol.

O secretário de Esportes e Lazer, Ney Amorim, destacou a parceria do governo com a Federação de Futebol do Acre (FFAC) e dos investimentos no esporte. “Nós tivemos um excelente campeonato, com equipes qualificadas, jogadores motivados, e isso é fruto do apoio do governo, porque antes nunca tinha sido fomentado no estado”, declarou.

Secretário de Esportes e Lazer, Ney Amorim, falou sobre o sucesso do Campeonato. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Ney Amorim também falou do retorno do estádio Arena da Floresta como o palco da final do campeonato. “Estamos vendo aqui hoje uma grande final entre dois clubes acreanos, a população prestigiando, e isso nos alegra muito, ver a Arena da Floresta, de fato, a serviço da comunidade, a serviço dos clubes acreanos e totalmente revitalizada, nos alegra muito”, disse.

Após revitalização do estádio Arena da Floresta, cadeirantes têm um espaço reservado para torcer. Foto: José Caminha/Secom

O capitão do Independência, Leandro Jucá, comemorou o título. “Eu interrompi minha carreira aos 24 anos para entrar na PM e hoje, poder reencontrar de novo alguns daqueles que tanto fizeram história pelo futebol no nosso estado e, já de cara voltar com o título é indescritível, a sensação é única, esse é o meu quarto título estadual, estou muito feliz por isso”, declarou.

Os dois clubes serão os representantes do futebol acreano na Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D 2026.

Independência Galvez irão disputar os campeonatos nacionais. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Cobertura do evento

O Sistema público de Comunicação do Acre transmitiu o evento, ao vivo, para todo o estado pelas 11 emissoras de rádio Difusora AM e Aldeia FM. Além disso, a cobertura esportiva foi exibida pela TV Gazeta e pela rádio Ecoacre FM, garantindo que todos os acreanos pudessem acompanhar esse grande momento.

Gladson Camelí prestigiou o evento e foi homenageado pela Federação de Futeboldo Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

 História do Independência

O Independência Futebol Clube foi fundado em 2 de agosto de 1946 por empresários de Rio Branco, capital do Acre. O jornalista Tufic Assmar foi eleito o primeiro presidente da agremiação, que já em 1954, se tornou campeã acreana. Entre 1958 e 1960, o clube conquistou sua maior façanha: o tricampeonato estadual.

Independência levanta a 13ª taça do Campeonato Acreano. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Uma das curiosidades a respeito do Independência, é que tanto escudo como uniformes homenageiam o Fluminense. Dessa maneira, quando mandante, o clube entra em campo com a camisa tricolor grená, verde e branca, as mesmas cores presentes no escudo, que trazem entrelaçadas as iniciais do clube:  Independência Futebol Clube (IFC).

 

Artigos Relacionados

Patrocinadora lança novos uniformes da seleção brasileira; veja

admin

Lionel Messi é eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela oitava vez

Jamile Romano

Adem Araújo assume presidência da Federação Acreana de Futebol após morte de Antônio Aquino

Raimundo Souza

FutSub-20 : Sena/Santa Cruz perde nas penalidades e é eliminado da Copa do Brasil

Jamile Romano

Pedro Antunes disputa última etapa da Fórmula Delta querendo o título

Raimundo Souza

Acreano é vice-campeão brasileiro de Ciclismo de Estrada Master B1, em Várzea Grande (MT)

Jamile Romano