Atualizada em 26/01/2025 07:50
Sinner beija o troféu Norman Brookes Challenge Cup após derrotar Zverev na final
Imagem: MARTIN KEEP/AFP
No momento mais importante, o nível mais alto. O número 1 do mundo, Jannik Sinner, fez uma final de Australian Open impecável do começo ao fim. Fechou todas as portas ao alemão Alexander Zverev (#2 do ranking) e, sem ceder um break point sequer, defendeu com sucesso seu título. Por 6/3, 7/6(4) e 6/3, o italiano de 23 anos manteve seu trono em Melbourne e ampliou seu domínio em quadras duras, já que também é o atual campeão do US Open. Sinner agora soma 21 vitórias consecutivas em jogos de Grand Slam no piso sintético.
Em números
O italiano é o primeiro homem a defender com sucesso seu primeiro título de slam desde 2005-06, quando Rafael Nadal começava seu reinado em Roland Garros.
Sinner é o oitavo tenista da era aberta que venceu as três primeiras finais de slam que disputou. Ele se junta a uma lista que tem Jimmy Connors, Bjorn Borg, Stefan Edberg, Gustavo Kuerten, Roger Federer, Stan Wawrinka e Carlos Alcaraz.
Sinner é o primeiro italiano na história a conquistar três títulos de slam em simples. Os outros campeões de seu país são Nicola Pietrangeli (2), Adriano Panatta (1), Francesca Schiavone (1) e Flavia Pennetta (1).
Com 23 anos e 163 dias de vida, Jannik é o homem mais jovem a conquistar mais de um título do Australian Open desde Jim Courier (1992-93), que conquistou seu bi em Melbourne com 22 anos e 167 dias em 1993.
No circuito, Sinner agora soma 21 vitórias consecutivas. Ele não perde desde a final do ATP 500 de Pequim, em outubro do ano passado, quando foi superado por Carlos Alcaraz. Desde então, Jannik foi campeão do Masters 1000 de Xangai, do ATP Finals e da Copa Davis. É a maior sequência de vitórias desde as 22 de Novak Djokovic em 2021.
Como aconteceu
Sinner entrou em quadra em grande forma, sacando bem e mostrando muita solidez do fundo de quadra. O italiano perdeu apenas seis pontos em seus games de serviço e deixou Zverev pressionado em boa parte do tempo. Sascha salvou dois break points no quarto game, mas não resistiu no oitavo. Na sexta chance, Sinner converteu, abriu 5/3 e, em seguida, confirmou seu serviço sem perder pontos para fechar o set em 6/3.
This point was EVERYTHING 🤯#AO2025
— ATP Tour (@atptour) January 26, 2025
UOL