35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Imóveis afetados por enchentes em Rio Branco terão isenção de IPTU e taxa de lixo em 2025

Publicado em 15/07/2025

Residências atingidas por alagamentos, enchentes, inundações ou desbarrancamentos causados pelas chuvas entre fevereiro e março deste ano, em Rio Branco, terão isenção do IPTU e da taxa de resíduos sólidos referentes ao exercício de 2025. A medida foi oficializada nesta terça-feira (15), com a publicação da Lei Complementar nº 346 no Diário Oficial do Município.

A lei, sancionada pelo prefeito Tião Bocalom na segunda-feira (14), integra um pacote de medidas voltadas ao enfrentamento dos impactos das chuvas. O benefício será concedido a imóveis que tenham tido, no mínimo, 40% de sua área afetada. O limite de remissão é de até cinco vezes o valor da Unidade Fiscal do Município de Rio Branco (UFMRB).

A seleção dos imóveis beneficiados será feita pelo Núcleo de Geotecnologia em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e encaminhada à Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), responsável por aplicar a isenção.

Proprietários de imóveis atingidos que não constarem na lista poderão solicitar o benefício diretamente à SEFIN, no prazo de até 90 dias. Será necessário apresentar laudo da Defesa Civil, fotos da área afetada, localização por GPS e declaração de propriedade. A solicitação poderá passar por vistoria técnica.

Pagamentos já realizados não serão devolvidos, mas compensados no imposto de 2026. Em caso de informações falsas ou inconsistentes, o benefício poderá ser cancelado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

População começa a se fazer presente para reinauguração do Estádio Arena da Floresta

Raimundo Souza

Aleac aprova contas do Poder Executivo referentes ao exercício de 2019

Marcio Nunes

Prazo de adesão ao Refis se encerra no dia 22 de dezembro

Marcio Nunes

Depuatada Socorro Neri leva pedido de jovem acreano ao MEC e provas do Enem serão adaptados para pessoas com autismo

Marcio Nunes

Governo do Acre amplia proteção contra meningite e reforça importância da vacinação infantil

Jamile Romano

MPAC requisita abertura de inquérito policial para apurar denúncia de estupro contra indígena em presídio

Jamile Romano