24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Imac participa de curso sobre rastreabilidade de produtos florestais promovido pelo Ibama

Servidores do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) estão participando do Curso DOF+ Rastreabilidade, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que visa capacitar agentes públicos e empreendedores do setor florestal. O evento ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco.

O curso é direcionado aos agentes da administração pública federal, estadual e municipal, bem como a empreendedores, responsáveis técnicos e operacionais de empreendimentos de base florestal. O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e aprimorar a gestão de atividades relacionadas ao Documento de Origem Florestal (DOF).

Durante o treinamento, os participantes aprenderão a utilizar a ferramenta DOF+ para o cadastro e homologação de pátios, emissão de ofertas e guias de transporte, conversão de produtos florestais e ajustes administrativos. Essas ações são fundamentais para a operação eficiente do sistema e para a gestão dos recursos florestais.

Cristiane Oliveira, diretora interina de Infraestrutura, Indústria, Atividades Rurais e Florestais do Imac, enfatizou a importância da capacitação. “Essas formações são essenciais para melhorar os serviços prestados aos usuários do sistema DOF e contribuem diretamente para o combate ao desmatamento ilegal e à manutenção da cobertura florestal no estado do Acre”, afirmou.

O Sistema DOF+ Rastreabilidade é uma atualização do Documento de Origem Florestal, uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais nativos. A nova ferramenta traz avanços significativos em termos de rastreabilidade, permitindo um acompanhamento detalhado dos produtos desde a origem até a destinação final.

A chefe das Representações Regionais do Imac, Rosângela Rocha, destacou que os novos mecanismos de rastreabilidade proporcionam maior transparência e confiabilidade ao sistema.

“O DOF é um sistema integrado que, com os novos mecanismos de rastreabilidade, possibilita a identificação da origem dos produtos florestais e madeireiros por meio de códigos de rastreio, garantindo mais transparência e sustentabilidade”, explicou. Ela também ressaltou a importância da integração entre os órgãos ambientais e a participação dos servidores do Imac da regional do Juruá na capacitação.O aprimoramento do sistema DOF, em funcionamento desde 2006, visa melhorar o controle da cadeia produtiva florestal em nível nacional. A atualização busca otimizar o rastreamento e a gestão dos produtos florestais madeireiros brutos e processados, reforçando os esforços para a conservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Matutos na Roça vence concurso estadual de quadrilhas 2025

Raimundo Souza

Com presença do governador, Ministério Público do Acre encerra projeto Eu Digo Não à Corrupção

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco investe em reforma e ampliação de escolas para atender às exigências do Ministério da Educação

Marcio Nunes

Quase 70 crianças estão internadas em hospital do AC com sintomas de bronquiolite, diz Saúde

Jamile Romano

MPAC divulga edital para processo seletivo de estagiários

Marcio Nunes

Inscrições abertas para Seminário Comemorativo dos 5 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância

Jamile Romano