35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado

Publicado em 20/12/2024

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) participou, nesta quinta-feira, 19, de uma reunião realizada pela Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé). O encontro ocorreu no Complexo Industrial do Café, localizado no Ramal do Café, no município de Mâncio Lima.

O presidente Imac, André Hassem, enfatizou aos presentes como funciona o processo de desburocratização do processo de licenciamento do café no estado.

A reunião contou com a presença dos cooperados da Coopercafé; do presidente da cooperativa, Jonas Lima; da chefe do Núcleo de Representação do Imac no Juruá, Lacione Maia; e do deputado estadual Nicolau Júnior, e teve como um dos principais objetivos discutir temas de interesse mútuo entre cooperativas, Estado e União, com foco na sustentabilidade e nos projetos de desenvolvimento para a região.

“Para nós, é muito importante porque o Imac é o órgão que faz todo o licenciamento no estado. E desde o ano passado estamos trabalhando na desburocratização do licenciamento em relação aos plantios de café”, afirmou Hassem.

O cafeicultor Eriton França tem uma propriedade no Assentamento Tonico Sena, em Mâncio Lima. Segundo ele, com a desburocratização que o Imac vem fazendo, ficou melhor para que os produtores possam investir em suas áreas.

“Além de cafeicultor, sou piscicultor, e há uns anos as coisas eram difíceis. Este ano investi R$ 96 mil na minha propriedade por conta do licenciamento, outorga e a dispensa cedidas pelo Imac. Só tenho a agradecer pela rapidez e atendimento que recebi, porque quando ficou pronto me ligaram e antes havia essa dificuldade. As coisas mudaram muito desde o inicio do governo Gladson, com a nova equipe do Imac. Então, os agradecimentos têm que ir desde ao governador, por ele ter escolhido uma equipe qualificada para atender os produtores”, disse.

O presidente da autarquia explicou, ainda, que a desburocratização dá mais condições para os produtores conseguirem o licenciamento para exercer atividades de baixo impacto ou o próprio plantio em áreas consolidadas, conforme prevê a Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (Cemact) 02/2022, podendo também requerer a declaração ambiental para buscar linha de crédito junto às instituições bancárias.

“Com isso, quem ganha, com certeza, é o agricultor, pois facilita mais ainda para que ele possa buscar as instituições bancárias, e ter acesso a linhas de crédito. O Imac tem feito um trabalho de sensibilização, por meio da educação ambiental, porque somos um órgão fiscalizador, mas temos feito um trabalho diferenciado, o de chamar a sociedade, a nossa população, nossos agricultores para se regularizarem, evitarem as queimadas e o desmatamento”, acrescentou o presidente da autarquia.

Ainda como parte da agenda, Hassem visitou as instalações do Complexo Industrial do Café em Mâncio Lima. O local vai oportunizar aos cafeicultores emprego e renda aos cooperados e demais produtores.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação Shamar prende homem acusado de agredir ex-companheira em Porto Acre

Kevin Souza

Programa ‘Mais Saúde com Agente’ tem 691 inscritos no Acre em uma semana; inscrições acabam dia 24

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco assina décima e última ordem de serviços do Asfalta Rio Branco

Jamile Romano

Bocalom visita obra da ponte sobre igarapé Judia que pretende levar trafegabilidade mais digna aos usuários

Marcio Nunes

Prefeitura deve inaugurar elevado da Dias Martins em julho

Jamile Romano

1ª TR mantém condenação de ex-servidor público ao pagamento de indenização por danos morais

Jamile Romano