25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Idaf reforça a importância da vacinação contra brucelose e da declaração de rebanhos para o setor pecuário no Acre

Publicado em 22/10/2025

Idaf trabalha com ações para prevenir e controlar doenças e pragas que possam afetar a produção agropecuária. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Com o crescimento do setor pecuário no Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), alerta os produtores sobre a importância de manter as vacinas obrigatórias em dia para garantir a saúde do rebanho e a continuidade das boas vendas da produção.

Até dezembro de 2025 estarão em andamento duas campanhas essenciais para o setor: a vacinação contra a brucelose e a declaração anual de rebanhos. Essas ações são exigidas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e visam fortalecer a sanidade animal, além de assegurar a rastreabilidade e a qualidade dos produtos pecuários do Acre.

A brucelose é uma doença bacteriana que ataca principalmente as fêmeas bovinas, podendo causar abortos e afetar significativamente a produtividade do rebanho. A manutenção de um programa de vacinação eficaz é indispensável para garantir a sanidade do rebanho, a sustentabilidade econômica da atividade pecuária e a segurança do consumidor final.

Para Jean Carlos Torres, médico veterinário e coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PECEBT), manter o gado vacinado ajuda a prevenir a disseminação da doença.

“Entramos na segunda etapa da campanha de vacinação e precisamos que o produtor tenha consciência da importância desse ato, não só para proteger os animais, mas também as pessoas que trabalham na fazenda e os consumidores, já que a brucelose pode ser transmitida aos humanos. Além disso, a vacinação contribui para o aumento da produtividade, reduzindo perdas e garantindo a qualidade dos produtos de origem animal. Por isso, vacinar é um ato de cuidado com o rebanho, com a saúde pública e com a rentabilidade do negócio rural”, ressalta.

Manutenção de um programa de vacinação eficaz é indispensável para garantir a sanidade do rebanho. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Já a declaração de rebanhos é um procedimento obrigatório que permite ao Idaf manter atualizado o cadastro dos animais em todo o estado, possibilitando o monitoramento, controle e planejamento de ações para a saúde animal e a sanidade agropecuária.

Por meio do cadastro e da atualização constante das informações sobre o número, localização e movimentação dos animais, como bois, búfalos, cavalos, porcos, bodes, ovelhas, carneiros, criação de peixes, galinhas, pintos e colmeias de abelhas, entre outros, o estado consegue detectar precocemente surtos de doenças, além de controlar a entrada e a saída de animais nas propriedades.

Animais como bois, búfalos, cavalos, porcos, bodes, ovelhas, carneiros, criação de peixes, galinhas, pintos e colmeias de abelhas, entre outros, devem ser declarados. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Segundo Renan Viana, médico veterinário e coordenador do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Peefa) do Idaf, a declaração de rebanhos é um procedimento obrigatório e necessário para o órgão estadual de defesa sanitária agropecuária.

“Declarar e manter o cadastro dos rebanhos atualizado é eficaz para termos um panorama real da situação sanitária no estado. Isso permite o monitoramento preciso, o controle efetivo de doenças e o planejamento estratégico de ações de prevenção e combate, protegendo tanto a saúde dos animais quanto a saúde pública”, afirma.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

RBTrans finaliza preparação para mudança de rotas na Região Central de Rio Branco

Marcio Nunes

Bolsonaro recebe alta da UTI 17 dias após cirurgia

Raimundo Souza

Bocalom assina decreto de situação de emergência na capital

Marcio Nunes

Governo concede aumento salarial de 5,08% a mais de 53 mil servidores públicos acreanos

Jamile Romano

Estado forma 154 estudantes do ensino fundamental do Colégio Militar Tiradentes em Rio Branco

Jamile Romano

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

Raimundo Souza