28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 1 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Idaf participa do Fonesa e reforça compromisso com a sanidade agropecuária do Acre

Atualizada em 01/05/2025 08:51

Fórum fortalece a integração entre os estados e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Foto cedida.

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), José Francisco Thum, marcou presença no Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), realizado nesta semana em Brasília. O evento reuniu representantes dos órgãos estaduais de defesa agropecuária de todo o país para discutir avanços, desafios e diretrizes relacionadas à sanidade animal e vegetal no Brasil.

O fórum fortalece a integração entre os estados e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), promovendo o alinhamento de ações estratégicas que impactam diretamente o agronegócio brasileiro. Seu objetivo central é promover o intercâmbio de experiências, definir ações conjuntas e traçar diretrizes voltadas ao fortalecimento da defesa sanitária no país.

O Fonesa é considerado um dos principais espaços de articulação entre os executores estaduais de sanidade agropecuária e o governo federal, sendo fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas integradas e eficazes para o setor.

Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes, como a atualização dos Grupos de Trabalho em parceria com o Mapa, o fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), a aplicação do Sistema de Mitigação de Risco para a monilíase, além da gestão do trânsito de subprodutos e a necessidade de implantação de barreiras fixas.

Outro ponto de destaque foi a criação da Força Nacional do Suasa, proposta que visa reforçar a atuação integrada entre os estados na defesa agropecuária. Também foram abordadas pautas relevantes como a retirada da vacina contra a febre aftosa e os desdobramentos para o Plano Nacional a partir de maio, além de discussões sobre rastreabilidade, com definições sobre o sistema e a formalização das diretrizes do Plano Nacional de Rastreabilidade, entre outros temas estratégicos.

“Estar presente no Fonesa é uma oportunidade importante para o Idaf acompanhar as atualizações técnicas, compartilhar experiências com outros estados e contribuir ativamente para a construção de políticas públicas mais eficazes na área de sanidade agropecuária”, destacou José Francisco Thum.

A participação do Acre no fórum reforça o compromisso do Idaf com a qualificação técnica e a cooperação entre os entes federativos que são elementos fundamentais para garantir segurança sanitária, qualidade dos produtos agropecuários e competitividade do setor no mercado nacional e internacional.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Petecão se reúne com ministro da Agricultura para garantir novos investimentos no Acre

Marcio Nunes

Ifac Campus Rio Branco abre inscrição para vagas residuais em 10 cursos

Jamile Romano

Governo do Acre abre processo seletivo para a Saúde com 1.020 vagas e vencimentos de até R$ 10.446,39

Jamile Romano

Brasileia: Após ação do MPAC, Justiça determina retorno de alunos com deficiência às aulas

Jamile Romano

Estado apoia MP na Comunidade e leva atendimentos de saúde a moradores do bairro Ayrton Senna, em Rio Branco

Raimundo Souza

Eleições 2024: TRE alerta população sobre data para expedição e regularização do título de eleitor

Jamile Romano