22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Idaf habilita novos agentes vacinadores contra brucelose em Capixaba

Publicado em 22/06/2024

Técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, promoveram nesta sexta-feira, 21, e sábado, 22, uma capacitação sobre aplicação de vacinas contra brucelose para aproximadamente 20 produtores rurais moradores do ramal Buriti localizado no município de Capixaba.

A ação visa qualificar agentes vacinadores para fortalecer o sistema de vigilância sanitária animal, ampliar o índice de cobertura vacinal contra brucelose, promover a conscientização sobre a vacinação nas fêmeas, e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a aplicação, manejo e marcação dos animais.

A capacitação é uma das medidas para garantir a qualidade técnica das ações do Programa da Brucelose. Foto: Cedida

Segundo o médico veterinário e instrutor do curso, Jean Carlos Torres, o Idaf é o órgão que regulamenta as doenças de notificações e controle obrigatório no estado. “É importante o Idaf está junto com o produtor rural, capacitando nessa área da pecuária que tem bastante demanda na nossa região, e os preparando para uma vacinação segura, pois trata-se de uma vacina viva”, pontuou o veterinário.

O curso integra as ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que apoia a realização para que mais pessoas possam praticar a vacina a nível de campo.

Idaf orienta produtores para que procedam o esquema vacinal nas fêmeas, afim de evitar prejuízos decorrentes da ocorrência da brucelose. Foto: Cedida

“Vivemos em uma comunidade que é carente de agente vacinador, essa capacitação vai me possibilitar obter informações e assim vou ajudar toda a minha região com o trabalho de vacinação que é obrigatória e necessária”, ressalta a produtora rural, Maria José Silva.

A vacinação contra a Brucelose foi prorrogada no estado do Acre, e os produtores têm até o dia 30 de setembro para realizar a imunização das fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses.

Principal estratégia é a vacinação (obrigatória) de dose única, que deve ser feita apenas em fêmeas. Foto: Cedida

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco participa de oficina da Sudam e Amac para captação de recursos e fomento de investimentos

Marcio Nunes

Noite de emoção, reconhecimento e compromisso com a democracia marca o 2º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre

Jamile Romano

Governo investe na construção de estande de tiro no Acre

Kevin Souza

CBFS divulga os grupos e tabela da 17ª Copa Norte

Redacao

Rio Branco decreta situação de emergência em saúde pública por causa da seca

Kevin Souza

Marido de empresária acusada de aplicar golpe em Cruzeiro do Sul é subtenente da PM

Kevin Souza