24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Idaf destaca a importância da conscientização sobre o consumo de produtos com selo de inspeção

Saber a procedência dos produtos que consumimos é essencial para evitar danos à saúde. Quando se trata de alimentos, especialmente de origem animal, como leite, ovos, mel, pescados, carnes e seus derivados, essa atenção precisa ser redobrada. Por isso, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), atua de forma rigorosa com fiscalização e inspeção sanitária em estabelecimentos no Acre.

O principal objetivo da inspeção é garantir que os alimentos disponíveis no mercado estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos por lei. Essa prática protege a saúde da população e atua de forma preventiva, reduzindo a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos contaminados, como as zoonoses e as intoxicações alimentares.

Ações têm como objetivo assegurar que os estabelecimentos operem em conformidade com a legislação vigente. Foto: Fabiana Matos/Idaf

O trabalho do Idaf assegura que os produtos comercializados no estado estejam dentro dos padrões de segurança e qualidade exigidos pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). Essa inspeção deve ser tanto sanitária quanto industrial, ou seja, abrange desde as condições de higiene nas instalações e equipamentos até os processos de produção, transporte e comercialização dos alimentos.

Por meio de campanhas educativas, divulgação de informações e apoio às iniciativas dos órgãos de fiscalização, o Idaf atua como uma ponte entre o governo e a população, promovendo a conscientização sobre o consumo correto de produtos por meio da educação em saúde.

O instituto alerta sobre os benefícios do selo de inspeção, que assegura a qualidade, a procedência e a conformidade dos alimentos com as normas sanitárias. Destacam-se o Selo D’Colônia, voltado para agricultores que produzem em pequena escala e de forma artesanal, bem como os selos de inspeção municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). Esses selos garantem que os alimentos passaram por rigorosos processos de controle de qualidade e atendem às normas sanitárias estabelecidas por lei.

Trabalho da inspeção ajuda a identificar problemas e garantir o cumprimento das normas sanitárias, protegendo consumidores e promovendo ambientes seguros. Foto: Fabiana Matos/Idaf

“O Serviço de Inspeção Estadual atua em todas as indústrias que utilizam produtos de origem animal como matéria-prima, por meio de fiscalizações permanentes, com avaliação de animais para abate e de seus produtos ou de verificações periódicas, como vistorias pontuais, que analisam pontos críticos da produção industrial e verificam as condições higiênico-sanitárias dos produtos. Essas ações têm como foco orientar as indústrias para uma produção dentro dos parâmetros legais, sempre prezando pelo autocontrole, ou seja, verificando se a empresa se autorregula. No entanto, em casos de risco iminente à saúde pública, são tomadas medidas imediatas, como a interdição dos estabelecimentos e a suspensão das atividades industriais”, explica Carolina Barquete, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Idaf.

Dessa forma, o Idaf reforça seu papel fundamental na proteção da saúde pública e na garantia da segurança dos alimentos, por meio da fiscalização rigorosa e da promoção da conscientização sobre a importância do consumo de alimentos inspecionados e em conformidade com a legislação vigente.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Morre em Goiás , aos 71 anos, ex-deputado e delegado aposentado Walter Prado

Jamile Romano

Iapen faz doações de hortaliças para Educandário Santa Margarida e Lar Vicentino e entrega beliches e mesa para Polícia Penal

Marcio Nunes

Indígena será primeiro lutador do Acre a disputar cinturão do Shooto Brasil, em novembro

Jamile Romano

Como parte do processo de modernização, governo entrega novos equipamentos para representações do Imac no interior

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco investe em segurança alimentar com fábrica de leite de soja

Marcio Nunes

Sine oferta mais de 889 vagas de emprego nesta quarta-feira, 9

Jamile Romano