23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Iapen promove encontros de cinema entre famílias e apenados no presídio de Senador Guiomard

Publicado em 03/09/2025

Um simples gesto transforma realidades! Na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) deu início ao “Cine Projetando Sonhos: Resgatando Valores da Cidadania”, iniciativa que leva sessões de cinema para dentro da unidade, aproximando pessoas privadas de liberdade de seus filhos e familiares. Com direito a pipoca, música ao vivo e clima de lar, este espaço se torna um importante instrumento de ressocialização.

A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 3, reunindo seis famílias em um momento marcado por emoção. A iniciativa nasceu após uma mostra de filmes realizada com os internos, que despertou no diretor da unidade, Maycon Mendonça, a ideia de expandir a experiência também para os familiares.

“A ideia dessa ação cultural surgiu após a Mostra de Cinema promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. Resolvemos criar uma iniciativa própria, trazendo o cinema em família para que os apenados vivenciem momentos com seus entes queridos como se estivessem em casa. É cultura, mas também é afeto e resgate de vínculos”, explica o diretor.

Reconstrução de laços

Para os participantes, o impacto é profundo. O interno I. F. descreveu o momento como inesquecível. “A importância desse projeto é muito gratificante. Nós que estamos privados da liberdade, poder ter esse momento ao lado da esposa e do meu filho é algo especial”, relata o apenado.

Do outro lado, a expectativa também foi vivida intensamente, E. J., esposa do participante, destacou o valor de reunir a família em torno do cinema, principalmente para o filho com autismo. “Já fazia muito tempo que não assistíamos a um filme juntos. Esse projeto é maravilhoso porque nos une, nos aproxima. Para o meu filho, então, é fundamental. Ele poder estar com o pai dele nesse ambiente é uma alegria enorme”, diz a esposa.

A juíza Natália Guerreiro, membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), ressaltou que o projeto também faz parte de uma política mais ampla de valorização humana. “O ‘Cine Projetando Sonhos’ integra a câmara temática de esporte, lazer e cultura do GMF. A arte é um caminho para o resgate da dignidade e para o fortalecimento dos laços familiares, que são essenciais no processo de reintegração social”, afirma a juíza.

Mais do que uma sessão de cinema, a iniciativa representa um gesto de acolhimento e de reconstrução de laços. Ao fortalecer vínculos e oferecer novas perspectivas, o projeto se torna fundamental para que o retorno à sociedade aconteça de forma mais humana e responsável.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gladson Camelí assina ordem de serviço para a construção de 58 pontes nos municípios do Baixo Acre

Marcio Nunes

Representação em Brasília articula a liberação de R$ 9,5 milhões para o Acre, junto ao governo federal, para enfrentar a seca no estado

Raimundo Souza

Acre tem previsão de chuvas a qualquer hora do dia nesta quarta-feira, 18

Jamile Romano

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Jamile Romano

Clubes acreanos se unem em apoio à permanência de Adem Araújo na presidência da FFAC

Jamile Romano

Arrecadação estadual rende R$ 52 milhões aos municípios do Acre

Jamile Romano