22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Iapen promove encontros de cinema entre famílias e apenados no presídio de Senador Guiomard

Publicado em 03/09/2025

Um simples gesto transforma realidades! Na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) deu início ao “Cine Projetando Sonhos: Resgatando Valores da Cidadania”, iniciativa que leva sessões de cinema para dentro da unidade, aproximando pessoas privadas de liberdade de seus filhos e familiares. Com direito a pipoca, música ao vivo e clima de lar, este espaço se torna um importante instrumento de ressocialização.

A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 3, reunindo seis famílias em um momento marcado por emoção. A iniciativa nasceu após uma mostra de filmes realizada com os internos, que despertou no diretor da unidade, Maycon Mendonça, a ideia de expandir a experiência também para os familiares.

“A ideia dessa ação cultural surgiu após a Mostra de Cinema promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. Resolvemos criar uma iniciativa própria, trazendo o cinema em família para que os apenados vivenciem momentos com seus entes queridos como se estivessem em casa. É cultura, mas também é afeto e resgate de vínculos”, explica o diretor.

Reconstrução de laços

Para os participantes, o impacto é profundo. O interno I. F. descreveu o momento como inesquecível. “A importância desse projeto é muito gratificante. Nós que estamos privados da liberdade, poder ter esse momento ao lado da esposa e do meu filho é algo especial”, relata o apenado.

Do outro lado, a expectativa também foi vivida intensamente, E. J., esposa do participante, destacou o valor de reunir a família em torno do cinema, principalmente para o filho com autismo. “Já fazia muito tempo que não assistíamos a um filme juntos. Esse projeto é maravilhoso porque nos une, nos aproxima. Para o meu filho, então, é fundamental. Ele poder estar com o pai dele nesse ambiente é uma alegria enorme”, diz a esposa.

A juíza Natália Guerreiro, membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), ressaltou que o projeto também faz parte de uma política mais ampla de valorização humana. “O ‘Cine Projetando Sonhos’ integra a câmara temática de esporte, lazer e cultura do GMF. A arte é um caminho para o resgate da dignidade e para o fortalecimento dos laços familiares, que são essenciais no processo de reintegração social”, afirma a juíza.

Mais do que uma sessão de cinema, a iniciativa representa um gesto de acolhimento e de reconstrução de laços. Ao fortalecer vínculos e oferecer novas perspectivas, o projeto se torna fundamental para que o retorno à sociedade aconteça de forma mais humana e responsável.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nível do Rio Acre está abaixo dos 3 metros em Rio Branco, menor cota dos últimos anos

Jamile Romano

Energisa registra mais de 30 ocorrências com pipas na rede elétrica em 2024

Jamile Romano

Ifac realiza encontro com reitores da Rede Federal e inaugura novo campus na TransacreanaIfac realiza encontro com reitores da Rede Federal e inaugura novo campus na Transacreana

Jamile Romano

Deracre inicia recapeamento asfáltico de 1,2 km da Avenida Antônio da Rocha Viana

Raimundo Souza

Prefeitura entrega certificados aos novos profissionais no ramo de alimentação pelo Senac

Marcio Nunes

Petecão anuncia mais um pagamento de R$ 3,9 milhões para reforçar abastecimento de água em Rio Branco

Marcio Nunes