35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen investe em capacitação para detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard

Publicado em 29/10/2024

Profissionalizar-se, mudar de vida, conseguir um emprego digno. Esses são planos dos detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiormard, que são alunos do curso de mecânico de manutenção e refrigeração de ar condicionado, fruto de uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). A formação tem uma carga de 160 horas e os 16 alunos que estão acompanhando as aulas já vão sair certificados.

Os detentos veem no curso uma forma para mudar de vida. G.B.N. é um deles. Faltam quatro anos para concluir a pena, e já pensa nas oportunidades que pode encontrar ao sair: “Eu estou tendo a oportunidade de estar trabalhando, já ajudando aqui na escola, com o professor do Ieptec, aprendendo mais. O dia que sair, tenho a oportunidade de trabalho”.

Ricardo Nascimento é professor de climatização e refrigeração há 35 anos e é a primeira vez que trabalha no sistema prisional. Ele acredita que o curso vai preparar os detentos para se inserirem no mercado de trabalho quando saírem: “Eu acho isso importante, porque estamos dando a eles uma oportunidade de estarem inseridos no mercado de trabalho e eles vão ter uma profissão para o resto da vida”, ressaltou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza treinamento para atualização sobre reforma tributária

Marcio Nunes

Governador Gladson Camelí reforça papel estratégico da Representação do Governo do Acre em Brasília

Marcio Nunes

Sema se reúne com órgãos ligados à agenda ambiental com foco em mitigar impactos da seca aos povos e comunidades tradicionais

Raimundo Souza

Do instante ao infinito: como cada momento presente constrói o futuro que você merece

Raimundo Souza

Governo divulga resultados do concurso público do Detran

Jamile Romano

Nove fugitivos de presídio no Acre acumulam mais de 467 anos de condenações

Jamile Romano