25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Iapen expõe peças em crochê feitas por mulheres privadas de liberdade na Expoacre Juruá

Publicado em 05/07/2025

Peças em crochê, como bolsas, sousplat e centro de mesa, produzidas pelas mulheres privadas de liberdade que cumprem pena na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Cruzeiro do Sul, chamam atenção da população durante a Expoacre Juruá, no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Peças em crochê, produzidas por mulheres privadas de liberdade, chamam atenção no stand do Iapen, na Expoacre Juruá. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Encantada com as peças, Talita Pepes, funcionária do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cruzeiro do Sul, que esteve visitando o estande do Iapen, explica que a atividade pode ajudar a saúde mental das internas: “é muito importante esse projeto, por conta da terapia ocupacional. Além de dar uma visibilidade do futuro, ter a sua renda, ter algo para empreender, quando saírem”.

“Projeto visa a ressocialização das mulheres privadas de liberdade”, explica Danielen Fernandes, chefe de segurança da Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Cruzeiro do Sul. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A chefe de segurança da unidade feminina no município, Danielen Fernandes, ressalta que o foco do projeto, é a reintegração dessas mulheres à sociedade: “esse trabalho vem potencializar a ressocialização, quando as presas fazem esse trabalho, elas estão remindo pena, além disso são capacitadas para quando retornarem à sociedade, elas saem com uma profissão, esse é o objetivo do projeto”.

Todas as peças estão à venda para a população, durante a Expoacre Juruá e o valor arrecadado será utilizado para compra de materiais que possam dar continuidade ao projeto.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Produtos acreanos foram destaque durante Expo Amazônica, no Peru

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre adota tecnologia para envio de intimações via WhatsApp

Jamile Romano

TJAC convoca estagiários de graduação e pós-graduação para entrega de documentos

Jamile Romano

Homem de 65 anos é assassinado a tiros em área de fronteira entre Brasil e Bolívia

Kevin Souza

Segurança dá início à operação Sejusp em Ação, com foco no combate à criminalidade em Rio Branco e interior

Marcio Nunes

Estudantes do Acre enfrentam o primeiro dia de provas do Enem 2025 com ansiedade, fé e esperança

Raimundo Souza